dedicação pela vida

Hospital da Criança comemora dois anos de funcionamento

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar - HCB completou dois anos no ultimo sábado, 23 de novembro. Para celebrar seu aniversário, foi realizada uma cerimônia especial na ultima sexta com a presença de pacientes, funcionários, voluntários e autoridades, como o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; a primeira-dama, Ilza Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. O HCB integra a rede de saúde pública do DF, mas foi construído pela Abrace com doações da comunidade e arrecadação de eventos. A presidente da instituição, Ilda Peliz, explicou o porquê da escolha, há dois anos, dessa data para inaugurar o complexo de tratamento infantojuvenil. “No dia 23 de novembro também comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído por lei em 2008. E nada melhor do que celebrar este dia, que simboliza nossa luta contra a doença, com um hospital que bate recorde de atendimento e de qualidade como este”, contou Ilda que em seu discurso ressaltou ainda a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer infantil.

aniversario de 2 anos do hcb 06
Durante a cerimônia comemorativa, o diretor executivo, Renilson Rehen apresentou um vídeo sobre a segurança do paciente e agradeceu o apoio que o governo do Distrito Federal e a Abrace tem dado ao HCB. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, revelou sua emoção em participar mais uma vez das comemorações. De acordo com ele, ver essa estrutura montada e em pleno funcionamento é a realização de um sonho. “Estamos completando dois anos com esse hospital, tempo curto, com saldo extraordinário. Aqui é um exemplo de sucesso que hoje virou referência em todo o Brasil, superando todas as metas do contrato de gestão. A ampliação desse serviço com a entrega de mais um bloco servirá apenas para dar continuidade a esse lindo trabalho. Esse é o objetivo e a razão de se governar”, afirmou Agnelo.
Mas maior emoção tomou a plateia durante o discurso de Márcio Alves, pai de Eduardo Augusto Alves, de cinco anos: “Me sinto muito feliz de estar aqui. Dois meses antes da abertura do Hospital, meu filho foi diagnosticado com leucemia. Hoje posso dizer que estamos todos em ótimo estado de saúde. Agradeço de coração a toda a equipe”. A voluntária da Abrace, Aurea Oliveira, também encantou ao recitar um poema de Cora Coralina e afirmar que “ser voluntária é acolher, respeitar, promover e acariciar. Somos um elo quase invisível, mas fundamental. Agradeço a toda equipe Abrace”, completa Aurea.
Números e expectativas - Até outubro de 2013, o HCB realizou quase 700 mil atendimentos. A previsão é que até o fim de 2014 seja construído um novo bloco com mais opções de serviços, como UTI, cirurgias e exames de alta complexidade.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar