dedicação pela vida

Encontro de Voluntários Abrace encerra calendário 2013

Cerca de 70 voluntários compareceram neste sábado, 07/12, no auditório da CDL/SPC, para o Encontro de Voluntários Abrace 2013. A data marcou também o encerramento do ano e a comemoração do Dia Internacional do Voluntário, celebrado no último dia 05/12. A programação da ocasião contou com a palestra “Voluntariado, Compaixão e Felicidade”, com Cristina Gobbi e com a participação da diretora de Mobilização e Voluntariado da Abrace, Maria Angela Marini, que apresentou o balanço 2013 e as perspectivas para o próximo ano.

encontro de voluntarios encerra calendario 2013 06
Maurício Araripe

Maria Angela Marini, iniciou o evento agradecendo a presença de todos e afirmando que “o voluntário é a energia cósmica que pode fazer do mundo um lugar melhor de se morar”. Na oportunidade, foi exibida uma mensagem especial da presidente da Abrace, Ilda Peliz, que na semana do dia 2 a 5/12, recebeu, em Berlim, uma homenagem especial pela capacidade de mobilizar uma sociedade na construção de um hospital.

Já Cristina Gobbi focou na felicidade como principal ingrediente para o voluntariado. Segundo Cristina, felicidade é fazer algo pelo próximo. A apresentação de Cristina discutiu definições e a diferença entre prazer e felicidade. “Alcançamos a felicidade plena quando atingimos uma vida significativa, ou seja, a realização pessoal se dá quando nos colocamos a serviço de uma tarefa, do que a si próprio”, completa. A palestrante também ministrou técnicas de meditação, que pode ajudar a gerar bondade amorosa e compaixão.

O encerramento do evento contou ainda com a distribuição de pins que representou a diferença que cada voluntário fez na vida dos assistidos, além da participação do voluntário Leandro Bastos, que tocou um inusitado instrumento musical, produzido artesanalmente na Espanha, chamado Bell, e que chamou a atenção de todos. Estiveram presentes ao evento a diretora de Atenção e Assistência, Lysia Alarcão, a diretora Administrativa Financeira, Marcia Oliveira, a diretoria de Projetos e Parcerias, Luciana Leão, e funcionários da instituição. Ao final, todos os presentes desfrutaram de um delicioso brunch.

Balanço – Segundo dados do Núcleo de Mobilização e Voluntariado, até novembro deste ano, 1.020 novos voluntários foram inscritos nos mais diversos projetos apoiados pela Abrace. “Caímos no número de inscritos em relação ao ano passado, porém obtivemos 100% de participação por meio de voluntários interessados, contra 60% do ano anterior, ou seja, não tivemos desistências, e apenas pessoas comprometidas e firmes com o trabalho voluntário”, comemora Maria Angela.

Durante o encontro, a coordenadora do Núcleo Mobilização e Voluntariado, Márcia Caminha discutiu o planejamento do voluntariado da Abrace, com a participação de todos e com o objetivo de programar os próximos “Compartilhando Vivências”. A voluntária Jovenília Gomes, há 12 anos na instituição, se mostrou muito entusiasmada na ideia, e propôs a realização de um piquenique. “Estes eventos são a oportunidade de nos reabastecemos com toda essa energia positiva”, finaliza Jovenília, voluntária de Reiki.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar