dedicação pela vida

Abrace traz histórias de superação para o Programa Encontro

Com o objetivo de mostrar a importância do apoio da família no tratamento da criança, o Programa Encontro trouxe o tema “Uma história de amor e superação” e contou com fortes depoimentos motivacionais, como o da presidente da Abrace, Ilda Ribeiro Peliz, e da diretora de Atenção e Assistência da Abrace, Lysia Alarcão.

Em sua palestra, Lysia trouxe a história de sua filha, Christinne Alarcão. Por conta do diagnóstico atrasado, os médicos afirmaram que ela tinha apenas 25% de chance de cura. “Este período foi desgastante e triste, mas enfrentamos. Tricotamos muito para não ver o tempo passar”, revela a mãe, que viajou para o Rio de Janeiro com a filha para o duro tratamento contra a Leucemia Linfóide Aguda.

Ao receber Christinne no aeroporto, a família e amigos levaram faixas e cartazes, como um fã clube ao encontrar uma celebridade. Esse apoio foi fundamental na recuperação. “Ela estava muito debilitada, mas aproveitou cada momento e voltou com tudo”, destaca Lysia.

abrace traz historias de superacao para o programa encontro 02

Hoje, Christinne tem 27 anos e realizou o sonho de ser dentista e ajudar a Abrace. Ela também se tornou um grande exemplo de que milagres existem ao se tornar mãe de Natália, mesmo quando os médicos afirmaram que não poderia ter filhos. “O primeiro aniversário dela foi comemorado na Abrace, pois queríamos um lugar onde nos sentíssemos em família”, conta Lysia ao mostrar fotos dos funcionários da instituição com sua neta.
Já Ilda transformou a dor da perda em amor ao próximo por meio da solidariedade. “Não pude fazer nada para salvar minha filha, mas decidi que faria tudo que pudesse para salvar outras crianças com câncer. Cheguei na Abrace para ajudar, mas eu fui muito mais ajudada”, conta ela.

De maneira descontraída, Ilda enfatizou a necessidade do acompanhante fiscalizar os enfermeiros e médicos, evitando assim erros de medicação ou infecções. Além disso, ela alertou sobre a presença tão essencial da família nessa fase difícil, já que a rotina do tratamento acaba exigindo muito dos pais. “Eu passava dois meses ou mais sem ver meus outros filhos. A família precisa compreender e dar apoio”, disse a presidente, que por conta do tratamento da filha passou um grande período em São Paulo.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar