dedicação pela vida

Programa Encontro aborda os desafios da educação de crianças com câncer

Além do apoio extremamente necessário durante o tratamento, os pais de crianças com câncer têm uma grande responsabilidade nessa fase tão difícil: educar os filhos. Por conta disso, a Abrace trouxe o psicólogo e mestrado em Psicologia Clínica e Cultura, Josimar Antônio de Alcântara Mendes, para ministrar uma palestra sobre o assunto no Programa Encontro, que reúne mensalmente famílias assistidas pela instituição.

Em um bate papo bem descontraído, Josimar mostrou a importância da família no desenvolvimento de uma criança e o quanto uma agressão física pode trazer uma sequela nesse processo. “Quando ele se sentir contrariado, vai querer bater também. A melhor forma de educar seu filho é pelo amor. Tem que dar limite. Assim se cria o respeito”, destaca o palestrante.

Se já é difícil educar uma criança atualmente, durante o tratamento essa missão torna-se ainda mais complexa. Mas, para Josimar, é preciso focar no futuro e não se esquecer do papel de pai e mãe. “Apesar da doença, é preciso ter cuidado. Ele vai melhorar e tem que ter condições de encarar o mundo no futuro”, explicou aos pais que participaram do encontro.

Ana Paula Lima Pires é mãe de Esther, de apenas dois anos, e adorou a palestra. Para ela, é necessário impor limite, mas também é importante lembrar que a todo tempo os pais são referência para os filhos. “Conversar vale a pena, mas eu acho que vale muito mais o exemplo”, complementou a mãe.

A escolha do tema abordado no Programa Encontro veio dos próprios pais em um levantamento feito pela instituição. “A educação é um dos grandes desafios ao encarar a doença do filho e com certeza essa palestra foi muito positiva”, conta a assistente social da Abrace, Daniela Helena Costa.

ProgramaEncontro Julho 2

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar