dedicação pela vida

Evento para voluntários aborda o tema: “o amor que habita em todos nós”

Disponibilizar o seu tempo, trabalho e talento para melhorar a qualidade de vida das crianças em tratamento contra o câncer é, essencialmente, o que fazem os mais de 400 voluntários ativos da Abrace. Por isso, a instituição promove, a cada três meses, um evento especialmente dirigido a esta importante equipe: o Compartilhando Vivências. A edição mais recente aconteceu no último sábado, dia 19 de julho, com o tema “Descobrindo nossa essência: o amor que habita em todos nós”, dirigido pela professora Cristina Gobbi.

Cristina trabalhou com os participantes a prática da meditação e apresentou vídeos motivacionais, como o curtametragem espanhol Cordas, vencedor do Prémio Goya 2014. Uma história comovente e encantadora que fala de valores e sonhos por meio da amizade entre duas crianças, cuja uma delas sofre de paralisia cerebral.

Para Nila Fernandes, voluntária há um ano e meio no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), participar do evento da Abrace foi uma experiência fortalecedora para continuar seu envolvimento neste projeto. “A mensagem trabalhada hoje aqui só faz com que eu esteja ainda mais motivada a permanecer integrada em um programa tão enriquecedor como o de voluntariado”, afirma.

Nila Fernandes  Legenda - Voluntária Nila Fernandes: mais motivada depois do evento
Voluntária Nila Fernandes: mais motivada depois do evento

Adil Cordeiro, policial militar, disponibiliza duas manhãs de sábado por mês para a Casa de Apoio da Abrace, no Guará (DF). “Faço tudo o que precisar: carrego caixas, faço mudanças, lavo pratos. Sinto-me realizado. O evento de hoje me mostrou que o voluntariado alimenta outra área da minha vida, além do profissional e pessoal, o lado solidário, tão importante quanto as outras duas”, reflete.

Adil Cordeiro: “O voluntariado alimenta outra lado importante da minha vida: o solidário”
Adil Cordeiro: “O voluntariado alimenta outra lado importante da minha vida: o solidário”

A administradora hospitalar Cristiane Ribeiro atua como Amiga do Leito, HCB, todas às terças-feiras à tarde. “Como aprendi hoje, o voluntariado é uma troca de energia, por isso eu saio de lá sempre me sentindo mais forte”, declara. Para ela, o voluntário é um agente de transformação que tomou consciência de que o seu esforço pessoal promove um mundo melhor e torna-se um referencial para a sociedade.

Daniele Santos, bancária, veio ao evento a fim de se preparar para a atividade voluntária, com início previsto para depois da conclusão dos treinamentos. “Tenho muito interesse em ajudar, me envolver em uma ação sistemática e comprometida, por isso estou participando atividade”, diz.

Cristiane e Daniele
Cristiane Ribeiro (à esquerda) dedica suas terças-feiras ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Daniele Santos prepara-se para ingressar no voluntariado.

Fortalecer a unidade do grupo envolvido neste projeto é uma das motivações para o encontro, que já teve 5 edições, explica Maria Angela Marini, diretora do Voluntariado da Abrace. “Vemos que é enriquecedor a troca de informações, o intercâmbio, que este evento proporciona aos voluntários. Aproximamos as pessoas que se dedicam a esta causa”, observa.

Márcia Caminha, coordenadora do Núcleo de Mobilização e Voluntariado da Abrace, considera este encontro fundamental em três aspectos: para a confraternização, a reflexão e a capacitação. “Celebrar o ato de ser voluntário, promovermos uma reflexão da ação voluntária e envolvermos todos em uma atividade de capacitação formam o tripé deste evento”, ressalta.

Slide
A coordenadora Márcia Caminha, a professora Cristina Gobbi e a diretora Maria Angela Marini

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar