dedicação pela vida

Pacientes de Transplante de Medula Óssea vão ser os beneficiados com a parceria Abrace e McDia Feliz

Abrace investirá as arrecadações do McDia Feliz na construção de unidades para acolher transplantados

Seis alojamentos novos serão construídos pela Abrace com a arrecadação dos recursos da campanha do McDia Feliz, que, em 2014, vai acontecer em 30 de agosto. Os principais beneficiados serão crianças e jovens que forem submetidos a um Transplante de Medula Óssea (TMO) – um atendimento que será oferecido pelo HCB a partir do próximo ano.

Imagem Site

 

O projeto prevê unidades, de 28 m² cada, que vão ser edificadas na Casa de Apoio da Abrace, localizada no Guará (DF). Muito bem arejadas e com uma infraestrutura ideal para o acolhimento de pacientes que necessitam de isolamento total, as novas instalações vão seguir as exigências médicas que visam minimizar os riscos de contaminações e outras complicações desta etapa, como o perigo de desenvolver infecção por agentes vivos bacterianos e fúngicos durante as primeiras semanas após o TMO.

Para apoiar este projeto, as duas instituições convidam o público em geral para adquirir tíquetes, no valor de R$ 13,00, e que poderão ser trocados pelo sanduíche Big Mac. Os bilhetes podem ser solicitados pela Central de Doações da Abrace, por meio dos telefones: (61) 3212-6000 ou 3212-6003.

Espaço da Família

Outro projeto que já está em andamento, e foi financiado com os recursos levantados no McDia Feliz de anos anteriores, é o Espaço da Família que ficará junto ao HCB. Trata-se da construção de um ambiente que vai oferecer apoio a crianças e adolescentes em tratamento ambulatorial no Hospital e também às famílias que acompanham seus filhos nesta jornada.
A concepção do Espaço da Família se deu pela identificação de que muitos pacientes residem no entorno de Brasília ou cidades dos estados próximos do Distrito Federal. Geralmente esse paciente e seu acompanhante passam longas horas no Hospital da Criança de Brasília, para realização de exames laboratoriais e procedimentos como tomografia, quimioterapia, transfusão e hemodiálise.

Terapia ocupacional, recreação e atividades educacionais, tanto para o paciente quanto para seu acompanhante, são exemplos de ações que estarão disponíveis neste projeto. Além de um local de descanso para o paciente mais fragilizado, o que deve tornar a espera mais prazerosa e confortável.

O Espaço da Família complementa os projetos da Abrace que propiciam o acompanhamento adequado ao tratamento de qualidade para as crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Isto garante a união familiar, melhora a adesão ao tratamento e sua continuidade, além de diminuir sensivelmente o tempo de recuperação dos pequenos pacientes.
O Espaço da Família contará com os seguintes ambientes planejados:

  • Dois quartos com banheiro - espaço destinado ao conforto dos pais e pacientes mais debilitados;
  • Fraldário c/ banheirinha;
  • Espaço de estar com TV, vídeo e som;
  • Espaço para refeições, lanches e jogos;
  • Espaço para oficinas de arte;
  • Bancada para informática, voltada aos acompanhantes;
  • Espaço para recreação das crianças e adolescentes por faixa etária, contendo espaços para leitura, informática, jogos, cineminha, teatrinho e classe hospitalar;
  • Espaço para oficinas de autocuidado e cuidados com o cuidador (automassagem, relaxamento, momento da beleza, etc);
  • Cantinho da Paz
  • Recepção e estação de trabalho para monitoria;
  • Depósito (pequenos lanches, papel, lápis de cor, etc)
  • Espaço pedagógico

Além dos seguintes itens: camas, sofás, poltronas, mesas, cadeiras, estantes, armários, equipamentos de informática, TVs de 52” no estar e no cineminha, home-theater, enxoval de cama, mesa e banho e filtro de água de parede. A nova ala do hospital terá 270 m² .

McDia Feliz

A Abrace é uma das 57 instituições que participam da maior ação brasileira contra o câncer infantojuvenil: a campanha McDia Feliz, que será realizada dia 30 de agosto. Trata-se de um evento anual coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Neste dia, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac - além de materiais promocionais confeccionados pelas ONGs participantes e tíquetes antecipados - é revertido em prol das instituições.
Envolva-se!

Participe desta campanha! Adquira seu tíquete até o dia 30 de agosto, por meio de nossa central de doações: (61) 3212-6000 ou 3212-6003

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar