dedicação pela vida

Programa Encontro da Abrace aborda Anemia Falciforme

A Anemia Falciforme necessita de acompanhamento médico adequado e a família cumpre um papel fundamental nesse processo. Pensando nisso, a Abrace trouxe para o Programa Encontro do mês de setembro a médica especialista em oncologia pediátrica e diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, Isis Magalhães, para ministrar uma palestra sobre o tema.

programa encontro da abrace aborda anemia falcifor 02

 

No evento, pais de crianças e adolescentes com Anemia Falciforme puderam tirar dúvidas sobre a doença, que é hereditária e provocada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. “Família esclarecida é tudo. É preciso cuidados higiênicos, boa nutrição, conhecimento e treinamento sobre os sinais de alerta”, explica a doutora Isis.

Por se tratar de uma doença que necessita de atenção integral, assim como acontece com a diabete, a médica destacou a importância de manter todos informados. “Professores, família, médicos e amigos. Todos tem que saber que o seu filho tem Anemia Falciforme”, conta a palestrante.

Para crianças com a doença, a atenção tem que ser dobrada. O baço, que é responsável por filtrar o sangue, pode aumentar rapidamente por capturar todo o sangue, o que recebe o nome de Sequestro Esplênico. Neste caso, é preciso tratamento emergencial, pois pode causar a morte por falta de sangue nos outros órgãos, como o cérebro e o coração. “Antigamente não existia conhecimento sobre a Anemia Falciforme. Na última década, teve um aumento muito grande. Isso trouxe um aumento na expectativa de vida dos pacientes”, ressalta Isis.

Apesar das restrições provocadas pela doença, a palestrante apontou a necessidade de oferecer ao paciente momentos de lazer, sem restringir todos os atos e se tornar superprotetor. “A criança tem que conhecer o seus próprios limites. Ela pode fazer tudo, mas requer cuidados e atenção”, disse ela para os pais.

O conhecimento compartilhado por Isis Guimarães no evento beneficiou até mesmo quem já conhecia melhor a doença. “A palestra é importante não só para os pais, mas para nós também, que aumentamos nossos conhecimentos sobre a doença”, revela a Assistente Social da Abrace, Rosana Aragão.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar