dedicação pela vida

Programa Encontro aborda o papel da mulher no mundo atual

programa1

Em homenagem ao Dia da Mulher, o Programa Encontro de março trouxe a psicóloga Ana Carolina Guimarães Barbosa para um bate-papo com o tema “Como eu mulher me cuido e me protejo?”. Apesar do assunto abordado no evento, que reúne mensalmente famílias assistidas pela Abrace, a palestra não era direcionada apenas para as mulheres. “Com o passar do tempo, a mulher vem acumulando papéis. A ideia é refletir sobre isso”, explica Ana Carolina.

Contando com uma forte interação dos participantes, a psicóloga analisou as principais mudanças no mundo que influenciaram na construção da mulher atual. “A sociedade mudou. Havia uma submissão. A mulher não tinha espaço para se expressar. Ela servia para cuidar do mundo e não tinha muito espaço para se cuidar”, destaca a palestrante.

Apresentando aspectos históricos, Ana Carolina mostrou como as mudanças sociais influenciam no surgimento de “supermulheres” por conta do acúmulo de funções. “A família também mudou. Hoje, as mulheres são pai e mãe. Altamente independentes. Assumem o desafio de ‘eu consigo fazer tudo’. Porém, não somos melhores, nem mais fracas do que os homens. Apenas temos habilidades diferentes. É uma dupla perfeita, mas com todas as questões sociais, a gente esquece isso”, conta a psicóloga.

Ao final da palestra, Ana Carolina firmou com os participantes o compromisso de refletir sobre o assunto e analisar o que pode ser feito para que as mulheres possam ter tempo de cuidar também de si. “O tema abordado foi de grande importância para as família. É o despertar da autoestima. A palestra também serviu para aprenderem a se defender e não aceitar as heranças culturais”, disse a assistente social da Abrace, Lúcia Freitas.

programa2

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar