dedicação pela vida

Abrace participa de fórum sobre políticas de saúde oncológica

oncologia1

O 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia reuniu em Brasília instituições, especialistas e autoridades na área de oncologia e políticas de saúde para debater sobre a realidade do câncer no país. A Abrace não podia ficar de fora dessa e marcou presença no evento, realizado pelo Instituto Oncoguia na Câmara dos Deputados. “Nossa participação foi muito importante, pois mostra que o nosso papel é muito mais necessário do que imaginamos. Percebemos que o Brasil ainda está muito atrasado, pois não oferece os melhores tratamentos aprovados e utilizados em muitos países do mundo”, explica a presidente da Abrace, Ilda Peliz.    

Umas das principais pautas do fórum foi a falta de acesso a tratamentos oncológicos modernos para pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS. O evento deixou claro que o câncer é um tema preocupante, pois apenas 10% da população tem acesso à saúde e o número de casos de câncer só tem aumentado. “Temos a certeza que a Abrace está no caminho certo: cobrar do estado o seu papel e, ao mesmo tempo, garantir às crianças e adolescentes com câncer o tratamento e tecnologias necessárias para combater a doença”, destaca Ilda.

Apesar de o SUS atingir todo o país, especialistas mostraram que há muitas diferenças entre hospitais e entre estados. No debate, foi possível perceber que sem a compra centralizada ou a atualização da tabela de procedimentos de alta complexidade, o medicamento não estará disponível para os pacientes. “Quando o Estado não é eficiente, a sociedade se une para ajudar quem mais precisa”, ressalta a presidente.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar