dedicação pela vida

Programa Moradia da Abrace transforma a casa de Sindy

Quem vê o sorriso tímido de Sindy Leonarda, de 11 anos, possivelmente não imagina a grande batalha que a pequena guerreira já enfrentou. Diagnosticada com Astrocitoma, tipo de câncer no cérebro, a menina é assistida pela Abrace desde 2010, quando atravessava semanalmente cerca de 75 quilômetros entre a casa dela em Formosa-GO e Brasília para encarar as sessões de quimioterapia. O apoio com transporte foi fundamental para que ela não abandonasse o tratamento.

Cinco anos depois, acompanhada do irmão mais novo, Sindy sorri ao ver a assistente social da Abrace chegando em sua casa. Ela gosta de rabiscar alguns desenhos em um caderno que ganhou da instituição junto com outros materiais escolares e não apresenta nenhuma sequela da cirurgia na cabeça. Os desafios agora são outros: a residência em que ela mora estava em condições precárias e o mofo no telhado comprometia fortemente a saúde dela e da família.

Buscando garantir a qualidade de vida de Sindy, a Abrace proporcionou uma grande reforma com apoio de parceiros por meio do Programa Moradia. O resultado foi uma forte corrente de solidariedade. Porta, janela e telhado foram trocados, o piso vermelho da casa foi substituído pelas cerâmicas e as paredes ganharam novas cores. "Fizemos um mutirão para fazer tudo. A Abrace deu o material e cerca de 12 pessoas, contando com o pedreiro e familiares, arregaçaram as mangas", explica o pai da menina, Sidney dos Reis Pereira.

Para Giovana Sabino, que participou do mutirão de reforma e acompanhou tudo, a transformação foi estarrecedora. "Até agora não cansei de olhar. Fico admirando o tempo todo. A casa ficou muito linda", destaca Giovana.

A reforma na residência de Sindy só foi possível graças à solidariedade de parceiros. Representando todos que contribuíram com o programa, a gerente de RH da Saga, Erika Stabile, visitou a casa da menina para ver de perto. Acompanhada da presidente da Abrace, Ilda Peliz, o grupo foi recebido com um caloroso lanche preparado pela família. "A mudança da casa é algo surpreendente. Ver o resultado é muito gratificante. Você sai com a certeza de dever cumprido", revela Erika.

O Programa Moradia da Abrace tem como objetivo contribuir para qualidade de vida e saúde do assistido, oferecendo um ambiente saudável que colabore positivamente no processo de tratamento e expectativa de vida. "Com apoio de parceiros, realizamos reformas em residências que apresentam condições precárias de moradia e riscos para a saúde das crianças assistidas", explica a presidente da Abrace.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar