dedicação pela vida

Abrace acompanha criação da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Câncer

A Câmara dos Deputados promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), no auditório Nereu Ramos, a criação da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Câncer. A presidente da Abrace, Ilda Peliz e a diretora administrativa e financeira Lysia Alarcão acompanharam de perto as propostas levantadas pelos deputados. O encontro reuniu assistidos da Abrace, deputados, senadores, membros do Instituto Batucar e da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (ABAC Luz). O objetivo da frente é apoiar políticas públicas, programas e ações governamentais para enfrentar a doença no país.

Em discurso, Ilda Peliz diz que a Frente vai mudar a situação dos pacientes com câncer no DF e no Brasil. “Embora estejamos na capital federal, nós enfrentamos as mesmas dificuldades, na saúde pública, de quem está em Recife, Rondônia ou qualquer outra parte do país. A nossa demanda é ainda maior, pois muitas crianças, especialmente da região norte, vêm a Brasília. Hoje, a Abrace atende, por exemplo, crianças de Minas Gerais, Pará e Bahia”, ressalta.

Destaque - Camara 2

A presidente também alerta sobre o descaso e a demora em receber tratamento adequado. “Uma criança que tem suspeita de câncer demora tanto a chegar no local de tratamento que, quando ela chega, não há mais o que fazer. O câncer infantil é a primeira causa de morte, entre zero a 19 anos, por doença no Brasil. Portanto, eu acredito que temos muito o que fazer. Primeiramente, exigir que o paciente chegue aos hospitais especializados de avião e não ônibus. Outro problema é que o transplante é coberto apenas pelas ONGs”.

Ilda lembrou que teve uma filha com câncer, o que a motiva, ainda mais, para lutar pelo combate da doença no Brasil. “Somos mais de 50 instituições de apoio a criança com câncer, no Brasil e, a Abrace abraça esta causa. Precisamos investir na prevenção e diagnóstico”, diz. “Esperamos contribuir com a Frente, trazendo dados e situações para que possamos melhorar os tratamentos de câncer no Brasil”, conclui.

O cantor Regis Danese também foi convidado e, ao final dos discursos, usou a tribuna para testemunhar sobre o câncer que, por pouco, tirou a vida de sua filha. Regis cantou a canção “faz um milagre em mim” e emocionou a todos que estavam presentes.

À coordenação da frente parlamentar está o deputado Antônio Jácome (PMN/RN). Médico e cirurgião voluntário da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, o deputado diz ter conhecimento dos desafios, mas que está determinado a encontrar os melhores caminhos da causa contra o câncer no país.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar