dedicação pela vida

Madrinha da Abrace é homenageada em cerimônia que celebra os quatro anos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar

 

Com um sorriso menos tímido como de costume, ela não conseguia disfarçar a alegria que sentia. Seus olhos azuis brilhavam e pareciam estar atentos a cada detalhe. Em cerimônia realizada nesta quarta (25), em comemoração dos quatro anos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), Mariza Gomes - madrinha da Abrace e também viúva do ex-vice-presidente da República José Alencar -, foi a homenageada.

foto 1

Na celebração, destaque para a cantora lírica Della Henry que junto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro emocionou aos convidados com a canção “Ave Maria”, de Charles Gounod. A paciente do HCB Bianka Nascimento, também foi uma das atrações. A jovem cantou “Maria, Maria”.

foto 2

foto 3
Com um timbre de voz marcante, Bianka impressionou a todos que a assistia. “Grande parte da minha história aconteceu aqui, no HCB. Descobri o canto por meio da psicóloga, que me encaminhou para o projeto de musicoterapia”, explica. Bianka foi diagnosticada com dermatite atópica e completou nesta mesma data, 25 de novembro, quatro anos de acompanhamento no hospital. A garota conta que a escolha do repertório não foi por um acaso. “Essa música diz muito a mim, sabe? Ela é forte! O meu problema de saúde foi na pele e a canção fala sobre isto”, reflete. Para quem não conhece “Maria Maria”, de Milton Nascimento, a letra diz “...mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida...”. A paciente acrescenta que “a minha mensagem para quem escuta a canção é que devemos seguir em frente, sempre com fé na vida”, conclui.

foto 4

O evento deu prosseguimento com a apresentação da cantora Maria Inês Nogueira junto ao pianista Luis Quintanilha e em seguida, com o discurso dos presentes. A presidente da Abrace Ilda Peliz, enfatizou a importância da querida Mariza na construção do hospital. “Sua persistência e determinação contagiou inúmeras outras pessoas. Lembro-me como se fosse hoje da sua empolgação arrebanhando patronesses. Das nossas reuniões no Jaburu, algumas se estendiam até a noite. Do seu poder de criar um evento, mobilizar amigas, de delegar e coordenar essas pessoas, da organização das comissões de cada evento, todos com resultados fantásticos: um sucesso de público e de arrecadação”, revela.

Mariza Gomes lutou por obras de caridade e zelou pela saúde de sua família, tendo sofrido a perda de seu marido e do pai para o câncer. Atualmente, destina seus recursos para a assistência de 50 entidades sociais, entre elas o HCB. “Mariza simboliza o compromisso de todos com o sonho da Abrace. Ela é uma personalidade marcante porque nos ensina, com simplicidade, a dar mais sentido à vida”, finaliza Ilda em discurso, fazendo a entrega de uma escultura do artista plástico mineiro José Bento.

foto 5

Aplaudida de pé, Mariza Gomes cumprimentou os presentes pela integralidade. “Como já diz Roberto Carlos em sua canção, são tantas as emoções! Estou realmente emocionada com toda esta celebração. Com vocês: Ilda, Drª Ísis Quezado e Maria Ângela iniciei os trabalhos com a Abrace e seguimos até a concretização deste hospital. Mas quero ressaltar que fui apenas uma ponte. Eu agradeço mesmo é a todos os brasilienses, porque foram eles que construíram o Hospital da Criança”, observou.

"Eu imagino que se o José estivesse vivo ele certamente estaria orgulhoso com a proporção que se tornou o HCB", diz. A homenageada D. Mariza Gomes revela que já tem novos projetos para o hospital. “Minha próxima meta é colaborar com uma capela. É importante este acolhimento para as famílias, independente da religião. A capela vai proporcionar um momento com Deus e acredito que é uma forma de minimizar a dor”, conclui.

A solenidade reuniu autoridades como o governador Rodrigo Rollemberg e a primeira dama e colaboradora do governo do DF Márcia Rollemberg, a presidente da Abrace Ilda Peliz, a presidente da Organização Mundial da Família Deise Kustra, o Superintendente Executivo do HCB Drº Renilson Rehem, a Dra. Isis Quezado além de toda equipe médica e pacientes do hospital. Amigos mais próximos da homenageada também estiveram presentes.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar