dedicação pela vida

Sessão Solene faz homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Um dia para celebrar a vida! Esta foi a proposta da sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (celebrado no dia 23 de novembro) realizada na última sexta-feira (27), pela deputada federal Érika Kokay, na Câmara dos Deputados. Na solenidade, integrantes da mesa defenderam pontos importantes para o diagnóstico precoce e para melhor eficácia do tratamento, além de políticas públicas para o empoderamento da informação. A presidente da Abrace e também conselheira da Coniacc Ilda Peliz, ressaltou a necessidade de organização do serviço que otimize a realização de exames básicos como de sangue, raio x e ecografia.


“Além dos exames, precisamos garantir celeridade nos recursos disponibilizados pelo Tratamento Fora de Domicílio – TFD. Muitas vezes, são as próprias ONGs que arcam com as despesas do assistido”, explica Ilda. Para conseguir subsídios que vão auxiliar na locomoção de um Estado para outro, os pacientes recorrem ao TFD, que tem sido alvo de reclamações e ações judiciais pela dificuldade em liberar os benefícios, repassados pelo Governo Federal e que são geridos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Os assistidos da Abrace participaram da solenidade. Admirados com o plenário, aquele visto apenas pela televisão, rapidamente ficaram à vontade e já estavam navegando na internet por meio dos tablets postos sobre à mesa de votação dos parlamentares. As crianças contagiaram a todos, arracaram sorrisos e pousaram para fotos com os que estavam presentes.

Sem Título-Foto 2.0

 Para a oncohematologista pediatra Dra. Isis Quezado, também convidada para compor a mesa, é necessário que se traga o termo do câncer a todas as instâncias do país. “O câncer é a principal causa de morte infantil e as pessoas precisam de mais informações para realizarem o diagnóstico precoce”, disse. Outro ponto colocado pela especialista foi o desabastecimento de medicamentos de forma progressiva. “A sociedade civil precisa se mobilizar e os interesses econômicos não podem estar acima da vida destas crianças”, conclui.

A deputada federal Erika Kokay encerrou a sessão comprometendo-se em criar um grupo de trabalho para discussões sobre todos os aspectos colocados durante a solenidade e encerrou dizendo: “O câncer não dará a última palavra”.

foto 3.0

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar