dedicação pela vida

Abrace estimula autoconfiança em palestra do Programa Encontro

Abrace estimula autoconfianca em palestra do Programa Encontro

O ser humano é dono de várias habilidades, mas será que conhecemos nosso verdadeiro potencial? Essa foi a pergunta que abriu a palestra do Programa Encontro da Abrace, ministrada por Helena Tonet. “Quando não sabemos o que fazer diante do desafio é porque nos falta força. Nós desconhecemos a força que temos”, explica a palestrante.

Graduada em comunicação e administração, com mestrado em planejamento e doutorado em psicologia, Helena é um exemplo vivo de que nunca é tarde demais e é possível desenvolver diversos tipos de força. Apesar de ter 76 anos, ela esbanja saúde e usa salto alto. “Se isso é complicado para mim, ótimo. Vai desenvolver a minha inteligência para alguma coisa. Eu tenho que dar espaço para o novo. Não posso me acomodar diante dos fatos”, conta ela.

DSCN8847

Helena destacou a necessidade de permitir-se falhar, pois também aprendemos com os erros. É preciso ter consciência de que cada um tem qualidades e defeitos. “O médico possivelmente não sabe preparar um prato tão saboroso como a cozinheira, assim como a cozinheira não tem todo o conhecimento que um médico tem. Cada um é único. Cada um tem o seu valor”, compara com um sorriso no rosto.

Para a palestrante, ter autoconfiança, aprender a tocar violão, definir metas, continuar estudando, aprender com o neto a mexer no celular ou simplesmente alterar a rotina diária pode estimular o crescimento das habilidades humanas. “Precisamos desenvolver nossa força. A gente é capaz de resolver tudo. Basta se conhecer e aceitar as emoções”, afirma Helena.

Liliane Almeida Vieira participou pela primeira vez do Programa Encontro, que reúne mensalmente famílias assistidas pela Abrace. Ao lado das duas filhas, ela não tinha dúvidas de qual era o estímulo que a tornava forte: “A gente tira força do amor pelos filhos. Encaramos o tratamento com firmeza, pois sabemos que é o melhor para eles. O amor de mãe nos torna capazes”, enfatiza.

64 pessoas participaram do evento. Além da palestra motivacional, as famílias receberam da Abrace panetones e gibis. Todos também tiveram acesso a um brechó exclusivo, adquirindo roupas e calçados a preços reduzidos. “Em 2015, trouxemos vários temas importantes e atividades para os pais e crianças. O Programa Encontro voltará em 2016, após o período de férias”, esclareceu a assistente social da Abrace, Laene Medeiros.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar