dedicação pela vida

Abrace destaca importância do diálogo entre pais e filhos

Programa Encontro - Jun 2016 - Destaque

Se a educação de uma criança já é uma responsabilidade complexa, imagine então quando ela passa por um duro tratamento contra o câncer. Buscando aprimorar essa relação entre os pais e filhos, a Abrace trouxe para o Programa Encontro, que reúne mensalmente famílias assistidas pela instituição, uma palestra sobre a importância do diálogo. “Pai e mãe que não conversam com os filhos têm sérios problemas. Precisamos escutar mais. Precisamos falar a mesma linguagem”, destaca a palestrante Helena Tonet.

Para ela, que é graduada em comunicação e administração, com mestrado em planejamento e doutorado em psicologia, é preciso ser amigo na hora certa, mas sempre estabelecer limites. “Explique as regras sem agressividade. É importante olhar nos olhos e mostrar que o assunto é sério. Falar com autoridade”, conta.

Programa Encontro - Jun 2016 5

A palestra, realizada no dia 25 de junho, também abordou a importância de identificar emoções e diferenças de cada filho. É preciso evitar descontar neles seus próprios sentimentos. “Na hora da raiva é o momento mais impróprio para falar. Não devolva na mesma moeda”, aconselha a palestrante.

Programa Encontro - Jun 2016 1

Helena apresentou soluções para os novos desafios da educação moderna, afinal, os tempos mudaram e é preciso se adaptar ao novo cenário. Fernanda de Souza, mãe de José Augusto, de 4 anos, lembrou o quanto as coisas eram diferentes na infância dela. “O castigo era no milho, mas minha mãe sempre explicava o motivo antes de bater. Eu tinha respeito por ela”, revela.

Hoje, Fernanda segue outros parâmetros de ensino, baseados na proximidade e no diálogo. “Busco manter a serenidade. Não sou de gritar e bater, mas imponho limites. Ele está em tratamento, mas precisa ter educação da mesma forma. Temos que pensar no futuro”, explica a mãe.

Programa Encontro - Jun 2016 2

Apesar de ter um bom relacionamento com a filha Artemis, de 11 anos, Tiago de Castro ouviu cada orientação da palestrante e participou de todas as atividades sugeridas. “Somos bem próximos e passamos muito tempo juntos, mas sei que posso melhorar. Vou buscar conversar mais e dar mais atenção”, comenta o pai.

Também foi dia de conhecer a Abrace

Enquanto as famílias assistidas pela Abrace assistiam a palestra, 88 doadores conheceram de perto o trabalho da instituição em uma visita guiada.

Esta foi a terceira edição neste ano do evento, que é realizado trimestralmente.

Programa Encontro - Jun 2016 3

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar