dedicação pela vida

Junto à Abrace, McDia Feliz mobiliza sociedade de Brasília em favor da causa do câncer infantojuvenil

“O dia está lindo, como já é de costume em todas as ações do McDia Feliz, em Brasília”, lembrou a presidente da Abrace, Ilda Peliz, ao iniciar a solenidade oficial de abertura do McDia Feliz 2016. O evento, realizado no último sábado, 27 de agosto, no restaurante McDonald’s da quadra 506 norte, contou com a participação do simpático Ronald McDonald e do padrinho da campanha, o piloto da Stock Car, Guga Lima.

Foto 1

Durante todo o dia, o local recebeu atrações, como pintura de rosto, balão mania, apresentações de street dance, coral infantil, bateria de escola de samba e do grupo de percussão Batalá. De fato, foi um dia ensolarado, de muita alegria e solidariedade para a garotada assistida pela Abrace e de diversão para o público em geral, que passava pelo local.

Foto 2 Batalá

Para o estudante César Delgado, o McDia Feliz significa mais que comer Big Mac. “É uma oportunidade de darmos as mãos na luta contra o câncer. A galera jovem gosta e se sensibiliza cada vez mais com a causa. Sabemos o quanto o dia de hoje é importante para essas crianças”, disse.

Foto 3 Cesar

Já Felipe Araújo conta que sua relação com o câncer é antiga e, por isso, apoia a campanha. “Alguns dos meus parentes faleceram com câncer e entendo que campanhas como esta podem ajudar no tratamento da doença e, assim, salvar vidas”.

Foto 4 Felipe
Este ano, a campanha contribuiu para a aquisição de um microscópio trinocular, com sistema de cariotipagem integrado para o Hospital da Criança de Brasília José Alencar – HCB. O equipamento é importante para a escolha do melhor tratamento para pacientes com leucemia.

Sob a coordenação do Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz reverte todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto impostos) para instituições que apoiam a cura do câncer infantojuvenil. Na capital federal, há 24 anos, a Abrace é a instituição beneficiada. Atualmente, mais de 1.800 crianças e adolescentes são assistidos pela instituição. Em Brasília, 32 restaurantes estavam envolvidos com a campanha.

Foto 6 McDia
Quem passou pelo restaurante do shopping Pier 21, assistiu aos shows de mágica e de músicas infantis, palhaçaria e desfrutou ainda, do cantinho da leitura. No Terraço Shopping a atração ficou por conta da contação de histórias solidárias. Ao som de cantigas clássicas, como “O Pato”, de Vinícius de Moraes, as crianças interagiram pulando e sorrindo.

Chaves

A União faz a força


O voluntariado estava presente por toda a parte na campanha do McDia Feliz, em Brasília. A professora de dança, Lívia Gomes, disponibilizou-se como voluntária oferecendo aulas de zumba. “Quando a gente doa, a gente ganha mais. É uma questão de ser mais sensível e olhar o outro com mais carinho”, explicou.

Zumba

E por falar em voluntariado, este ano a Abrace recebeu um apoio especial da turma de estudantes de medicina da Liga Acadêmica de Oncologia e Cuidados Paliativos (LAONCO) e da Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica (LAONP). Por meio deles, a instituição iniciou a campanha de divulgação do Setembro Dourado, que reforça a importância do diagnóstico precoce, divulgando os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Para a presidente da LAONCO, Mayara Ribeiro, atuar junto à Abrace no McDia Feliz é uma experiência nova que impulsiona o trabalho da Liga. “É a primeira vez que participamos do McDia Feliz e estamos muito felizes porque as pessoas se mostraram interessadas em nos ouvir, especialmente, os pais”, destaca. Já o vice-presidente da LAONCO, Eder Medeiros, contou que esta foi uma chance de “sair do centro acadêmico e estar próximo à comunidade”.

Na avaliação da presidente da LAONP, Camila Fernandes, a campanha foi positiva: “A maioria dos membros da liga demonstrou interesse em participar da campanha do McDia Feliz junto à Abrace. O trabalho da instituição tem tudo a ver com a LAONP”.

Foto 7 Ligas

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar