dedicação pela vida

Fórum sediado em Brasília atrai instituições de assistência social de todo o país

 

Brasília foi palco do IV Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer. A realização foi da Abrace com promoção da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC e patrocínio do Instituto Ronald McDonald.

Entre os dias 18 e 20 de outubro, foram debatidos assuntos pertinentes à área da saúde e ao terceiro setor. Para a presidente da Abrace, Ilda Peliz, o Fórum é um espaço ímpar para as instituições filiadas à CONIACC. “O Fórum foi muito produtivo. Além de proporcionar a troca de experiências exitosas, com apresentação de vários cases de sucesso e palestras voltadas para o aperfeiçoamento dos líderes das instituições, foi realizada também uma assembleia que elegeu a diretoria da CONIACC para os próximos dois anos”, explica.

Ilda - forum

Durante sua palestra, a presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, dra Teresa Cristina Fonseca, apresentou números do câncer pediátrico no país. “O Brasil precisa avançar na cura do câncer pediátrico”, disse.

Dra Teresa

Outro tema debatido foi sobre o perfil da nova classe C frente à assistência social. Segundo o palestrante André Torretta, o mundo sofreu transformações, assim como, por exemplo, o paciente e a família assistida. “É o leapfrogging, conceito usado para estas inovações, estes novos paradigmas, que estão por toda parte, inclusive, na assistência social”, explicou ele.

Bruno - forum

Sustentabilidade, apresentação de cases, linhas de financiamento, entre outras questões pertinentes ao terceiro setor também foram apresentas no Fórum. Ao todo, foram quase 50 instituições filiadas à CONIACC que participaram, demonstrando reconhecer a importância em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil.

Janete

Torretta - forum

Na ocasião, a CONIACC e a Polícia Rodoviária Federal tornaram-se, oficialmente, parceiras. Para representar esta importante ligação, estiveram presentes o vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da PRF, Igor de Carvalho Ramos, e o presidente da Comissão da Campanha Policiais Contra o Câncer Infantil, Fabrício Silva Rosa.

PRF forum

“No IV Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer reunimos experiências e interagimos com parceiros como o Banco do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal, o que, só veio a agregar valores para as práticas das instituições. Foi um Fórum rico pelos temas abordados e que proporcionou boas reflexões às instituições filiadas à CONIACC”, disse o presidente Rilder Campos.

Rilder - forum

Para o participante Claudemir Ferreira, o fórum foi engrandecedor. "É até difícil dizer qual foi o melhor tema e palestra porque todos foram de grande valia. Levaremos muitas novidades para a Associação de Apoio à Criança com Câncer do Mato Grosso (AACC-MT) e queremos colocar em prática os projetos e cases de que tomamos conhecimento”, concluiu.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar