dedicação pela vida

Mensageiros da Abrace participam de curso com bombeiros

Motociclistas aprendem direção defensiva e prevenção de acidentes.

Na Abrace os cuidados vão além do assistido. E por isso, com o apoio do Corpo de Bombeiros, 11 motociclistas que ajudam a fazer entregas e a receber doações passaram, nesta terça (31/10), pelo curso de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes, mais conhecido como “treinamento para a vida”.

O objetivo é reforçar conceitos de segurança que se perdem com o tempo. Neste curso básico, o foco é a direção defensiva, os primeiros socorros e as aulas práticas. “A gente reaprende, por exemplo, a fazer uma curva, que deve ser mais fechada. Eu não sabia que ao realizar uma curva, ela precisa começar aberta”, conta Josias de Sousa, de 40 anos, mensageiro da Abrace.
A orientação foi dada pelo sargento Paulo Souza. “O condutor tem que entrar na curva por fora. Se começar a curva fechada, a tendência da moto é leva-lo para fora da pista ou para a contramão, o que é pior”.

Direção defensiva

E o uso do freio foi polêmico. “Antes de tudo, nada de freio a tambor, o mais seguro é o freio a disco. E na hora de frear, deve-se usar os dois freios para dar mais estabilidade à moto. Não é aconselhável usar somente o freio traseiro”, ensina o sargento Paulo Souza. Para o mensageiro Maurício Oliveira de Sousa, de 40 anos, a recomendação sobre os freios conjugados foi esclarecedora.

Já nas aulas de primeiros socorros, os mensageiros aprendem a fazer reanimação. “A máxima é: aconteceu um acidente, a primeira coisa a se fazer é sinalizar o local, na sequência chamar o Corpo de Bombeiros ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e não mexer na vítima, a menos que sejamos tecnicamente capazes de prestar alguma assistência”, explicou o Cabo Maycon Andrade.

Primeiros Socorros

“A partir do momento que o motociclista entende que é ele que tem que mudar o comportamento no trânsito, prezando sempre pela segurança dele mesmo, que é o elo mais fraco da corrente, eles se prejudicam menos e garantem que podem andar de moto por mais tempo”, concluiu o Sargento Paulo Sousa.

Sargento Bombeiros

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar