dedicação pela vida

HCB recebe elogio de diretor geral da OMS

Ao visitar pela segunda vez o hospital, Tedros Ghebreyesus sugere que outros países devem se inspirar no modelo brasileiro

Em visita ao Brasil, para verificar o andamento da saúde pública no país, o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Ghebreyesus teve como compromisso oficial retornar ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Na quarta-feira, 21 de março, o diretor fez um tour pelas áreas de atendimento, à brinquedoteca e pela obra do Bloco 2. Além disso, interagiu com os pacientes, impressionou-se com as instalações e o funcionamento do local. "Sem qualquer exagero, este hospital facilmente poderia servir de modelo para outros países, para o mundo. Como diretor-geral [da OMS], vou examiná-lo para influenciar outros Estados, para aprender com este modelo brasiliense", analisou Tedros. Ele destacou, ainda, a presença da atuação de voluntários no hospital. Com voluntariado oferecido pela Abrace, atualmente o HCB conta com uma média de 160 pessoas atuando em diversas áreas.

Visita - OMS - Site 2

A presidente da Abrace Maria Ângela Marini relembra que na primeira visita ao hospital, em 2017, o diretor geral interessou-se em obter informações aprofundadas a respeito da história do HCB e da Casa de Apoio que a instituição comanda. Por esse motivo, ela acredita que o comentário do chefe de Estado expressou com muita propriedade e capacidade técnica o reconhecimento. "A Abrace sente-se gratificada por ter construído um hospital considerado modelo para outros países. É uma honra", afirma Maria Ângela.

Sobre o voluntariado, ela diz que é um complemento ao tratamento do câncer e hemopatia infantil. "A importância que a Abrace dá aos voluntários vem ao encontro com a observação que o diretor percebeu indo ao hospital. Os voluntários são o toque humanizado do tratamento, que é o objetivo da nossa instituição", enfatiza.

Visita - OMS - Site 1

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar