dedicação pela vida

Ação faz a diferença para alunos e assistidos na páscoa

Em fila indiana eles chegaram no Espaço da Família Ronald McDonald, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Todos fantasiados e com largos sorrisos estampados nos rostos, os alunos do Leonardo Da Vinci, orientados pelos coordenadores Gilson Melo e Cristina Marques, começaram o trabalho voluntário de páscoa. Sem cerimônia, sentaram no chão, puxaram assunto com as crianças e brincaram durante toda a manhã.

Pascoa Espaco-da-Familia Site 1

Gilson Melo é parceiro antigo da Abrace. Sua história com a instituição começou há 15 anos atrás, quando conheceu Janaína, sua ex-aluna e ex-assistida. “Ela veio do Pará, estudava na escola pública que eu lecionava e tinha todo o seu tratamento custeado pela Abrace”, relembra, “Fiquei apaixonado pelo carinho e cuidado com o qual ela era tratada por vocês. Foi vendo ela que eu e minha família começamos a consumir no McDia Feliz”, explica Gilson, que atualmente é também um dos anfitriões da campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald. “É a primeira vez que conto essa história sem chorar”.

Quando Gilson iniciou sua carreira no Leonardo Da Vinci, não era novidade o seu envolvimento com a Abrace. Naturalmente o projeto de voluntariado teve apoio e passou a ser desenvolvido no colégio. O coordenador contou com a ajuda de Cristina, outra coordenadora que abraçou o projeto. Atualmente as ações são realizadas em todas as datas comemorativas e a dificuldade tem sido limitar o número de alunos em cada ação. “Queremos promover emoção em nossos alunos, que eles sejam multiplicadores de voluntariado. Uma coisa é falar em sala de aula, a outra é eles vivenciarem. Acredito que um vai e fala para o outro e isso é passado de coração para coração”, opina.

A teoria parece ter funcionado. Maria Clara de Oliveira é ex-aluna do Leonardo Da Vinci, atualmente cursa letras na Universidade de Brasília (UnB) e não pensa em sair do projeto. “Sinto falta se sair. Gosto tanto que estou desenvolvendo uma ação no colégio em que trabalho, mas com crianças especiais. Fazemos visitação em escolas e orfanatos que atendem esse público para entregar doações que arrecadamos”, explica a moça.

Pascoa Espaco-da-Familia Site 3

A conselheira da Abrace Márcia Oliveira estava presente na ação e expressou sua gratidão pela iniciativa. “A Abrace tem um sentimento de gratidão por estes jovens que abdicam do seu feriado para estarem proporcionando esse momento com as crianças”.

O entusiasmo era coletivo. As mães também se divertiram. Os alunos levaram uma voluntária para maquia-las. A fila estava grande e as makes caprichadas. “Eu nunca me maquiei, estou achando estranho, mas estou me achando bonita demais!”, comenta Tatiana Loiola, a mãe de Ana Júlia, seis anos, que enfrentou um neuroblastoma desde um mês de idade. Hoje a menina faz acompanhamento e continua sendo assistida pela Abrace. Ana Júlia aprovou o resultado na mãe e queria também, mas se contentou com a sua maquiagem de coelha e longas orelhas rosas. “A festa está linda, bem organizada. Moro em São João da Aliança, na Chapada dos Veadeiros, estava aqui por acaso, para realizar os exames e vim aguardar no Espaço da Família. Estava precisando disso hoje. A Abrace é tudo para mim!”, confessa a mãe.

Pascoa Espaco-da-Familia Site 2

Foi uma festa de vivência e muita troca. Os alunos do Leonardo Da Vinci puderam conhecer um pouco das realidades das crianças, entregaram ovos de páscoa e finalizaram a manhã com a visita à obra do bloco 2, do HCB.

   

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar