dedicação pela vida

Diga xis

Parceria com a Liga do Sorriso traz ótimos resultados para Abrace e é uma oportunidade dos alunos praticarem a odontologia social

Quem tinha algum problema para sorrir para foto, agora não tem mais. Isso porque a Universidade Católica, em conjunto com a Usatec BSB, possibilitou que a Liga do Sorriso, projeto de extensão universitária realizado por meio de uma unidade móvel, pudesse realizar atendimentos odontológicos gratuitos na sede da Abrace de setembro de 2017 a junho de 2018.

A parceria atendeu aos familiares de todas as idades, mas a fila de espera da assistência odontológica na faixa etária de 0 a 12 anos na Abrace acabou. “O que é mais legal é que a carreta traz um resultado resolutivo. É um desafio porque quem trabalha nela está se propondo a resolver todos os problemas bucais da população a que foi destinado o tratamento”, explica, dra. Laís David, coordenadora do projeto.

 

Idealizado pelo coordenador do curso de odontologia da Universidade Católica, Eric Jacomino, o projeto de extensão tem como objetivo promover a saúde bucal de crianças, jovens e adultos, integrando ações em saúde bucal educativas, preventivas e de tratamento com os estudantes de graduação. Foram três turmas que se revezavam entre os casos de diferentes níveis de complexidade. “A carreta está preparada para realizar atendimentos primários, mas a parceria com a Abrace nos oportuniza cuidar de casos um pouco mais complexos, por causa da base dos serviços oferecidos na instituição”, diz a coordenadora. No período de assistência foram contabilizados 121 atendimentos (68 em 2017 e 53 em 2018). 


A família do assistido Luís Felipe, de 5 anos, foi uma das beneficiadas pelo projeto. As três irmãs, Maria Cristina, Maria Clara e Maria Eduarda, foram acompanhadas pelos profissionais. A Maria Clara, de 10 anos, teve o seu tratamento concluído. “Ela tinha cáries, então fez a extração, obturação e selante. Fazia com prioridade o que tinha uma urgência maior em tratar, onde estava com dor. Foi tudo dividido em etapas. Sempre que saia da consulta já tinha outra marcada para voltar”, conta sua mãe, Elisete Cardoso. “Todos que atenderam a Clara passavam a impressão de que estavam fazendo com muita satisfação. Nunca tinha visto um tratamento dessa forma, de forma gratuita e com muita qualidade. Normalmente o que é de graça tem muita intercorrência, mas nesse foi diferente. Tudo ocorreu bem”, relata a mãe.


Maria Angela Marini, presidente da Abrace reforça que “não adianta a gente dar cesta básica e medicamentos, temos que dar qualidade de vida para as crianças e para a família também.” Os alunos que colocaram a mão na massa perceberam exatamente isso. Segundo Laís, a experiência de sair do consultório e trabalhar na carreta faz com que os alunos aprendam sobre ajuda mútua. Marcela Lima está no 8º semestre de odontologia e, apesar de já conhecer a Abrace, surpreendeu-se com o nível de organização e humanidade com qual a instituição trabalha. “O acolhimento é muito diferente, é humano. Vocês [a Abrace] sabem exatamente onde está a ferida e cuidam”, resume a estudante.


Na despedida da carreta, a presidente Maria Angela Marini entregou o certificado Empresa que Abraça aos parceiros que, devido a todo o trabalho prestado, se enquadram na categoria prata do programa.   

 

 

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar