dedicação pela vida

Incansável Soledade

Em meio a um farto buffet, que ocupa duas grandes mesas, com guloseimas para todos os gostos, e presentes espalhados em um canto do salão de festas, você encontra dona Maria Soledade Chaves, empresária de Brasília, e parceira da Abrace há 24 anos. Essa é a cena que se repete anualmente, quando acontece o seu chá, sempre próximo ao período natalino. 

É Soledade quem prepara o banquete, por conta própria. Ela põe a mão na massa e, em troca, as pessoas doam presentes para serem entregues às crianças e adolescentes que tratam o câncer ou hemopatias, na Festa de Natal, que acontece em dezembro. “Era um encontro entre vizinhas, hoje em dia vem amigas de amigas, gente que eu nem conheço”, conta a anfitriã rindo. Ela ainda se admira com a quantidade de pessoas no local. “Eu acho que vou mexendo com a cabeça das pessoas. Avalia que eu tenho um gasto bem alto, meu filho fala que seria melhor fazer a doação [em espécie] com o que eu gasto. Eu digo não, quero conscientizar as pessoas que elas têm que ajudar”, explica Soledade.

Ela confessa, ainda, que a qualidade dos presentes aumentou conforme se passaram os anos e acredita que isso é resultado da sua insistência com a ação. Não se sabe a quantidade de edições, mas percebeu um crescimento na proporção do evento há mais ou menos 6 anos. Antes disso, ela afirma que o chá ficava “até meio vazio, afinal eram apenas 10 mesas.” Atualmente sua filha, Dadinha, e amiga Magnólia Mendes a ajudam na organização.

Além disso, para receber seus convidados, Soledade conta com a ajuda de voluntários. O Eduardo Dias, 23 anos, é um deles. Ele participa pela sexta vez, ajudando na cozinha e como garçom. “Pedi para sair mais cedo do trabalho para vir aqui ajudar. Nunca tive experiência de garçom, em servir, mas a gente vai aprendendo a cada ano uma coisa nova”, diz o voluntário que conhece todos os frequentadores.

Bandeja na mão, cheia de salgadinhos, andando para lá e para cá, oferecendo a comida para cada convidado. Todo o esforço da simpática senhora se transforma em satisfação ao contar os presentes. Em 2018, foram 1.187 itens arrecadados, entre brinquedos, roupas, bijuterias, calçados etc. “Na história de vida da Abrace, personagens como Soledade, sua filha, Dadinha, e a amiga, Magnólia, que contribuem espontaneamente e tem amor à causa são fundamentais. É imensa a gratidão que a Abrace tem a elas por esses longos anos de parceria”, agradece a presidente da instituição, Maria Angela Marini.

                                                                                           

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar