Abrace destaca importância do diálogo entre pais e filhos

Publicado dia 28/06/2016 às 10h00min

Se a educação de uma criança já é uma responsabilidade complexa, imagine então quando ela passa por um duro tratamento contra o câncer. Buscando aprimorar essa relação entre os pais e filhos, a Abrace trouxe para o Programa Encontro, que reúne mensalmente famílias assistidas pela instituição, uma palestra sobre a importância do diálogo. “Pai e mãe que não conversam com os filhos têm sérios problemas. Precisamos escutar mais. Precisamos falar a mesma linguagem”, destaca a palestrante Helena Tonet.

Para ela, que é graduada em comunicação e administração, com mestrado em planejamento e doutorado em psicologia, é preciso ser amigo na hora certa, mas sempre estabelecer limites. “Explique as regras sem agressividade. É importante olhar nos olhos e mostrar que o assunto é sério. Falar com autoridade”, conta.

A palestra, realizada no dia 25 de junho, também abordou a importância de identificar emoções e diferenças de cada filho. É preciso evitar descontar neles seus próprios sentimentos. “Na hora da raiva é o momento mais impróprio para falar. Não devolva na mesma moeda”, aconselha a palestrante.