HCB, uma das grandes realizações da Abrace, recebe selo de excelência

Hospital é o primeiro pediátrico da região Centro-Oeste a alcançar o selo de Acreditado com Excelência Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3
Publicado dia 18/12/2020 às 17h55min

Em 2011 a Abrace concretizou um grande sonho, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que teve seu primeiro bloco construído com recursos levantados pela instituição, doados por contribuintes e parceiros. Atualmente, sob a gestão do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e integrando a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital conta com diversos certificados que reconhecem sua atuação de qualidade. Nesta quinta-feira (17), recebeu mais um: o selo de Acreditado com Excelência ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 3.

O anúncio foi feito durante o Prêmio da Qualidade HCB, que reconhece e estimula boas práticas. A cerimônia foi realizada com poucos convidados, e transmitida virtualmente, em função da pandemia do coronavírus. Estiveram presentes diretores do HCB, a diretoria de Gestão de Pessoas da Abrace, Marli Trindade; o atual Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto; o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem; além da presença virtual do presidente do ICIPE, Nilton Alarcão e da presidente da Abrace, Maria Angela Marini. 

Exemplo de excelência no DF

Conferido pela ONA, a acreditação se divide em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Este último foi conquistado pelo Hospital nesta quinta-feira e reconhece o serviço realizado com padrões elevados de segurança, qualidade e gestão integrada, considerando ainda a cultura organizacional. No Brasil, apenas dois hospitais pediátricos, além do HCB, conquistaram esse selo, que exige um processo de avaliação contínuo através de visitas periódicas. 

Newton Alarcão destacou a história do hospital, lembrando que se trata de mais um degrau em uma trajetória marcada por superação e compromisso com a excelência. “É o primeiro hospital público do Distrito Federal e primeiro hospital pediátrico da região Centro-Oeste a alcançar esta classificação. Sabemos do nível de exigência, é um processo rigoroso de verificação de qualidade, baseada em padrões internacionais”, anunciou.

A presidente da Abrace, Maria Angela Marini demonstrou orgulho, parabenizando pelo prêmio e pela gestão compartilhada entre ICIPE e Secretaria de Estado de Saúde do DF. “A Abrace tem a grata satisfação em celebrar esse momento especial e importante para a história desse hospital. Temos muito orgulho por ser a Abrace parte importante do processo da existência do HCB. Somar e compartilhar sonhos podem ter ficado no passado, mas multiplicar as esperanças de um futuro melhor para as crianças e adolescentes que dependem desse hospital para fazer os seus tratamentos é uma realidade, e muito feliz”, acrescentou.

Reconhecimento

A diretora Marli Trindade recebeu o prêmio direto das mãos das gêmeas Mel e Lis, siamesas que nasceram unidas pelo crânio e foram separadas em uma cirurgia de alto risco no hospital em 2019. Também receberam premiações em mãos os diretores do hospital com a presença do Secretário de Saúde, que destacou o comprometimento de toda a equipe nessa conquista. “Nunca imagina que poderíamos ver no HCB melhoras além do que já existe e é demonstrado. Cada vez mais vocês surpreendem todos nós com mais uma vitória, mais um selo de qualidade e mais um trabalho, demonstrando que tudo pode melhorar a cada dia”, salientou Osnei Okumoto.  

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem lembrou que a certificação é resultado do trabalho de todos, e além de um momento de celebração, também traz a responsabilidade de manter o nível de excelência. “A acreditação é uma avalição de um determinado momento que reflete o trabalho que é feito no dia a dia por todos, indistintamente. Tenho sido repetitivo em dizer que nós temos algumas diferenças. A primeira é que o HCB, a partir desse projeto generoso da Abrace, nos proporciona o privilégio de ter uma causa. Acho que o que dá sentido à vida é ter uma causa. E o Hospital da Criança para nós é essa causa”, completou Renilson. 

Acompanhe a Abrace.

Não perca nossos eventos, materiais educativos e informações sobre a luta contra o câncer infantojuvenil. Inscreva-se para receber por e-mail.