Nunca deixe sonhar!

A Abrace acredita que a vida deve continuar após o tratamento, por isso incentiva a capacitação profissional dos seus assistidos

Publicado dia 10/04/2019 às 17h00min

Desde criança, o sonho de Sarah Duarte da Costa é trabalhar na área da saúde. Em 2015, a jovem foi diagnosticada com sarcoma, um tumor na coluna. Dentro do hospital, ela lembra que ficava com medo de ver muito sangue, mesmo assim persistia e buscava vencer esse pavor diariamente. “Como era um sonho, e eu não achava outra profissão que eu gostaria de fazer, eu fui colocando em minha mente que eu tinha que vencer esse medo. Sempre que eu falava com os médicos do HCB da internação eles falavam para mim assim: se é seu sonho você tem que vencer esse medo”, lembra.

O tratamento de Sarah durou 1 ano e 5 meses. Ela conta que ao terminar o tratamento, a paixão pela área da saúde aumentou ainda mais. “Via o trabalho das técnicas de enfermagem no HCB e ia me apaixonando a cada dia. Eu acho muito bonito o carinho que eles têm. Se colocam no lugar do paciente e tratam como se fosse filho deles”, diz.

Com o objetivo de transformar seu grande sonho em realidade, Sarah decidiu ir atrás de um curso de enfermagem. “Aqui na minha cidade tem o curso técnico do CETEP. Eu conversei com a minha mãe, mas as condições estavam muito difíceis. Ela não poderia pagar”, conta. Para incentivar a jovem a não desistir dos estudos, a Abrace facilitou duas parcerias: a primeira com o Centro Técnico de Educação Profissional de Padre Bernardo (CETEP), no Goiás, que concedeu uma bolsa de estudo de 50%. E, a segunda foi com a empresa DCON, que oferece serviços para condomínios. A sócia Regiane ficou tão sensibilizada com a trajetória de sofrimento e superação que decidiram apadrinhar Sarah. “Ouvindo a história comovente da Sarah, depois de tanto esforço pela vida, Deus acendeu o desejo de auxilia-la a recomeçar e nada melhor que um recomeço de forma linda como os estudos. Eu também amo estudar e sei o quanto é importante traçar planos a longo prazo, ter sonhos e, o melhor, realizá-los!”, conta.

Para a presidente da Abrace, as parcerias são muito importantes para a instituição. “A Abrace é muito grata a essa parceria com a empresa DCON e, a todas demais parcerias por estarem sempre dispostas a prestar ajuda solidária aos assistidos, compreendendo que a valorização da vida do ser humano, não tem preço. Está é a bandeira principal desta Instituição!”

O curso

O curso é noturno e tem duração de dois anos. Em sala de aula, o professor de biossegurança do curso Deodato da Silva Araújo conta que Sarah é uma aluna exemplar. “Ela é muito esforçada, questiona muito, tira dúvida, pergunta tudo. Eu vejo nela uma empolgação muito grande para compreender a disciplina. Nas avaliações, até agora, ela ficou com quase nota máxima em tudo”, diz.

Texto: Geovanna Gravia