O amor que mantém vivo aqueles que amamos

A campanha de arrecadação de leite do Dan ajuda na assistência de crianças que ainda enfrentam o tratamento contra o câncer

Publicado dia 03/12/2018 às 11h00min

Há quatro anos, a história de luta do Daniel Costa está ajudando crianças e adolescentes que enfrentam o câncer. Em 2015, a arrecadação superou todas as expectativas. Além de ter abastecido a Abrace por dois anos com o Sustagen, produto de alto custo que contribui na nutrição correta das crianças em tratamento. Este ano, no período entre 22/10 e 21/11, já foram arrecadadas 2.418 latas. O recolhimento pelo casal já foi encerrado, mas a academia Runway, localizada no sudoeste, ainda está recebendo as doações até o Natal.

Dan, como é chamado carinhosamente pela família e amigos, lutou contra a leucemia até 2014. Desde então, sempre no mês de outubro, quando o pequeno faria aniversário, os pais Ricardo Ibiapina e Carina Costa promovem a campanha de arrecadação de leite Sustagen, em sua homenagem.

O objetivo é receber as doações do alimento para suprir a necessidade na Casa de Apoio e a demanda de distribuição para as famílias dos assistidos. O suplemento alimentar Sustagen é importante durante o tratamento contra o câncer porque possui vitaminas e minerais, tem carboidratos, gorduras e proteínas que ajudam na recuperação e nutrição.

Ricardo lembra que a ação surgiu após ele e a esposa terem feito a primeira visita a Abrace. “Havíamos sofrido a perda de nosso filho do meio, Daniel. No dia 09.08.2014 ele recebeu o diagnóstico, aos 11 meses de idade, e faleceu próximo de completar 5 anos. Como ele faria aniversário dia 31.10 e a data era sempre de muita alegria, decidimos fazer 1 mês de arrecadação”, conta o pai.

Para o pai, a ação é uma forma de manter viva a memória de Dan. “A campanha serve como um momento de homenagearmos a memória de nosso querido e amado filho. Ajuda famílias que passaram pela mesma luta. Traz força e qualidade de vida através do alimento para essas crianças que sofrem destas graves doenças”, acredita.

O avô Maurício Costa, voluntário da Abrace há muitos anos, conta que quando Dan estava em tratamento quando a família teve contato com o sofrimento e carência de outros pacientes que estavam no mesmo processo. Por isso, encontraram na campanha também mais um significado: uma forma de ajudar essas pessoas.



“A campanha tenta cobrir uma lacuna de alimentos para crianças em tratamento. Para que, ao mesmo tempo, a Abrace tenha disponibilidade de usar os recursos para outros fins [como medicamentos, transportes e outras assistências]. Indiretamente, contribuímos para outros fins e outras ações”, diz o avô.

Além da campanha Leite do Dan, Carina e Ricardo são voluntários no McDia Feliz. Desde 2016, eles são anfitriões no evento e ajudam na venda de tickets antecipados dos Big Macs.

 

Texto: Geovanna Gravia