Solidariedade que incentiva os estudos

Pelo sétimo ano, campanha oferece material escolar aos assistidos

Publicado dia 07/02/2019 às 17h00min

A movimentação começou em outubro de 2018 na vida da família Lopes Cartaxo. Após muitas postagens, mensagens enviadas e andança atrás de material, no domingo, dia 03 de fevereiro de 2019, a linha de produção tomou forma no meio da sala da Andrea Lopes, ou Mamãe na Rede. Trata-se da campanha “Campanha Social Caminho da Escola”, que começou há 7 anos, após uma visita de Andrea à Casa de Apoio da instituição. Era pasta, régua, lápis, caneta, caderno, borracha sendo organizado em 400 kits que seriam distribuídos no dia seguinte, no varandão da Abrace.

Um dos beneficiados foi Hugo Rodrigues da Costa tem 15 anos e convive com a anemia falciforme desde que nasceu. Sua mãe, Rosilda Amaral, dona do lar, confessa que a única coisa que conseguiu comprar para o seu filho foi uma mochila. O caderno de 20 matérias ele ganhou da tia. Ao receber o kit já adicionou no seu estojo as canetas, a régua e o apontador, o restante do material irá guardar para utilizar na metade do ano. “Hugo valoriza muito tudo que ganha, não se importa em usar algo mais barato na frente dos seus amigos. Ele nunca me pediu uma roupa ou tênis, só me cobra livros”, orgulha-se a mãe, que comenta também que no primeiro dia de aula o adolescente já estava preocupado em comprar um livro para estudar para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).  

Para os idealizadores é diversão e correria para conseguir atingir a meta de arrecadação. Para as famílias assistidas é uma necessidade atendida. Elisângela de Souza é dona de casa e mãe de Denis Bleiner Souza, 14 anos, com o diagnóstico astrocitoma. Além dele, ela tem mais dois filhos que são seus dependentes e sozinha não conseguiria comprar todos os materiais. “Ajuda muito, porque não é fácil. Não tenho renda nenhuma, só a que o meu filho recebe. A Abrace me ajuda em tudo, não só com o material escolar, mas também com cesta básica, doação de roupa, medicação”, conta Elisângela.

Com um largo sorriso no rosto e os dedos das mãos doloridos da atividade de dobrar pastas e todo o incentivo da instituição, Andrea sente que a missão foi cumprida mais uma vez.

Se informe!

As assistentes sociais da Abrace selecionaram caso a caso quem recebe os kits escolares. As famílias foram convidadas a virem participar da festa de entrega, na segunda, dia 04 de fevereiro. Caso você seja assistido pela Abrace e não tenha comparecido, entre em contato com a assistente social para receber a doação posteriormente no atendimento.  

Parceiros que também fizeram parte na campanha: divulgação pelo grupo de digital influencers @influenciadoresdobem e @culturakids, site e instagram que divulgam eventos infantis e animação pelo @triobagunca, empresa de animação infantil.

Texto: Tainá Vieira