Uma programação de muito aprendizado para celebrar o Dia Internacional da Menina

Assistida da Abrace tem uma dia como presidente da Instuição

Publicado dia 11/10/2018 às 11h00min

Por um dia, Sarah Duarte, de 19 anos, assumiu a função de presidente da Abrace, com muito carinho e dedicação. Ela que foi diagnosticada com sarcoma, em dezembro de 2015, e que após o seu tratamento está de volta à sua rotina em Padre Bernardo (GO), retornou à sede da instituição para participar da ação Meninas Ocupam, pelo Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Para mim foi uma honra e uma experiência muito grande porque eu aprendi muita coisa: como dar uma palestra e como falar sobre a história de superação que a gente passa”, comenta Sarah, que hoje faz apenas exames periódicos para acompanhamento.

Com a sua linda história de superação, Sarah foi a escolhida pela Abrace para homenagear todas as meninas que, como ela, merecem destaque. Foi a primeira vez que a instituição celebrou o Dia Internacional da Menina, que acontece desde 2012, para engajar a sociedade em ações que visam promover o potencial e o talento das meninas e reduzir suas vulnerabilidades.

No projeto Meninas Ocupam, iniciativa criada pela ONG Plan International para celebrar a data, uma menina é escolhida para ocupar o lugar de uma liderança, por um dia, em espaços de tomada de decisão em empresas, organizações e instituições governamentais, para chamar atenção e engajar formadores de opinião e a sociedade em geral em relação aos seus direitos e talentos. “A Abrace abraçou essa ideia. Cumpriu com responsabilidade e desembaraço a função de presidente e ter como aprendizado dessa experiência que tem força e capacidade para projetar seu futuro seja pessoal ou profissional!”, avalia Maria Angela Marini, verdadeirapresidente da instituição.

Além da participação nesta ação, a Abrace convidou a rapper Mc Fugazzi para dar uma oficina de rima para as assistidas da instituição. A rapper, de 18 anos, que tem levantado sua voz a favor do que acredita e mostrado que as meninas podem ser protagonistas de uma mudança que leve a um mundo mais justo para todas, deu um show de motivação para as participantes.

“Nós precisamos ouvir e serem ouvidas. As pessoas hoje se sentem muito sozinhas e conversas como com esta que tive com as participantes da Abrace podem ajudar bastante. Eu faço de bom coração e não preciso de um motivo mais concreto do que esse”, comentou MC Fugazzi que enfatizou ter amado sua participação na ação da Abrace.