Yoga Solidário fortalece a luta contra o câncer infantojuvenil e hemopatias

A campanha promovida pelo professor brasileiro Marcelo Guedes ofereceu aulas de yoga durante três meses, transmitidas online dos Estados Unidos e envolveu mais de 30 participantes, com todas as doações arrecadadas revertidas para a Abrace

Publicado dia 21/07/2020 às 07h00min

O Yoga é uma prática que existe há cerca de cinco mil anos e ensina a união entre o corpo e equilíbrio com a mente, harmonizando ações, pensamentos e palavras. Oportuno ao momento em que estamos vivendo, de enfrentamento da pandemia do coronavírus, Marcelo Guedes decidiu fortalecer a luta que a Abrace realiza há 34 anos com a prática dessa modalidade.

Ele é brasileiro, mas atualmente mora nos Estados Unidos. E nem a distância o impediu de ajudar. Ele começou a praticar yoga há mais de 10 anos e desde abril orientou práticas de Akhanda Yoga e Hatha Raja toda terça, quinta e sábado. A ideia da campanha, segundo Marcelo, surgiu com o intuito de ajudar o próximo sem expectativa de receber algo em troca, beneficiando a saúde física, mental e emocional dos participantes, incentivando ainda doações simbólicas que ajudam diretamente as famílias e assistidos da Abrace.

“Após a situação de pandemia do COVID-19, vi que muitas pessoas estavam sendo afetadas diretamente. Com isso, tendo membros de família que são voluntários da Abrace, fui informado sobre a queda de doações e vi a oportunidade de contribuir oferecendo aulas de yoga online para todos”, explica o professor.

Práticas diversas pelo equilíbrio

A campanha foi até final de junho com todas as doações arrecadadas destinadas para a Abrace. As práticas, realizadas através da Internet, foram de Akhanda Yoga e Hatha Raja que trazem benefícios como a redução do estresse, condicionamento físico, alívio de dores corporais e melhora do sono.

A Akhanda Yoga trabalha alinhamento, respiração e possui sequências mais moderadas para quem quer iniciar e conhecer a prática. A Hatha Raja Yoga tem sequências de posturas mais lentas e meditação, mais indicada para tranquilizar corpo e mente.

O professor revela que a ação teve um impacto positivo, com retorno de forma orgânica e natural e um resultado simples, autêntico e efetivo através do yoga, trazendo conexão com a natureza verdadeira, harmonia, saúde, alegria e expansão. “Estamos criando um espaço para nos ajudar a atingir a autoconsciência através do Yoga, cultivando a gratidão pelas coisas simples da vida, criando tempo para cuidarmos de si e do próximo, melhorando nossa saúde em todos os sentidos e ajudando a quem realmente necessita através das doações. Me sinto muito grato pela oportunidade de poder compartilhar a luz do Yoga com todos”, destaca.

Solidariedade que se torna autocuidado

Paula Alvim Penido, coordenadora de vendas, já conhecia a Abrace e decidiu fazer as aulas para abraçar a causa e ajudar o próximo. Ela conta que já se identificava com a prática do yoga e viu diversos benefícios ao aderir à campanha. “Está sendo sensacional, as dores no meu corpo diminuíram, controla estresse, motiva”, acrescenta.

Ao longo dos três meses de aulas mais de 30 pessoas participaram e o valor arrecadado será direcionado para a compra de alimentos e medicamentos para crianças e adolescentes que estão enfrentando o câncer e hemopatias. A presidente da Abrace, Maria Angela Marini, lembra que toda ação solidária realizada individualmente ou coletivamente representa crescimento, comprometimento e força para o cumprimento do trabalho da Instituição.

“A iniciativa nos mostrou que não existem fronteiras que impeçam alguém de ser solidário, de querer fazer a diferença na vida de outras pessoas que necessitam de ajuda. Foram três meses de Campanha a qual podemos classificar como um chamado, abrindo portas para quem quisesse ou pudesse seguir o caminho do bem, divulgando o trabalho de assistência social da Abrace, além de, através de novas tecnologias, permitir às pessoas vivenciarem nas aulas virtuais os inúmeros ensinamentos da Yoga”, finaliza a presidente.

Texto: Mariana Camargo

Fotografia: Acervo Abrace e acervo pessoal Marcelo Guedes