Prestação de Contas & Transparência

ABRACE - Instituição filantrópica, declarada de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto de 04/07/91 e Utilidade Pública no Distrito Federal pelo Decreto nº 20.066 de 04.03.99. Conheça nosso estatuto social.

A Abrace funciona através de doações da comunidade. São empresas parceiras, pessoas físicas e jurídicas e apoiadores que, solidariamente, garantem a continuidade do nosso trabalho.

Valorizamos a transparência com nossos doadores, beneficiados e o público e, por isso, a Abrace é auditada anualmente por auditoria independente, além de prestar contas para o Ministério Público do DFT.

Porque confiar na Abrace?

3.825

Pessoas assistidas

1.874

Atendimentos

564

Voluntários

Para onde vai o seu dinheiro?

Graças a você, a Abrace pode disponibilizar às crianças e suas famílias benefícios como, alimentação, medicamentos, transporte urbano e interestadual, assistência odontológica e palestras sobre a doença, além de diversos programas que contribuem para a recuperação da saúde dos pacientes:

  • + PROGRAMA ACOLHIMENTO

    Após encaminhamento da rede pública de saúde do DF, o paciente é atendido por uma equipe técnica da Abrace para análise sócio econômica da família e identificação das necessidades psicossociais e informações sobre a doença.

  • + PROGRAMA ENCONTRO

    Reuniões mensais que orientam paciente e família sobre o diagnóstico e prognóstico, com informações que proporcionam melhor qualidade de vida e desenvolvimento social.

  • + PROGRAMA MORADIA

    Reformas em residências que apresentam condições precárias de moradia, de saneamento básico e riscos para a saúde das crianças assistidas. O Programa tem por objetivo contribuir para a qualidade de vida do assistido oferecendo um ambiente saudável que colabore no processo de tratamento e expectativa de vida.

  • + PROGRAMA WILLIAM

    Acompanhamento intensivo do paciente fora de possibilidade de cura terapêutica e apoio à sua família, oferecendo os recursos necessários para proporcionar qualidade de vida e preparação para enfrentamento do processo de morte. O programa ainda realiza sonhos dos pacientes.

    * Willian é o nome do primeiro paciente que recebeu essa modalidade diferenciada de atendimento após o prognóstico como fora de possibilidade de cura terapêutica.

  • + ESPAÇO PEDAGÓGICO

    Construído com recursos do McDia Feliz, o Espaço Pedagógico possibilita o retorno de crianças a suas escolas de origem, sem prejuízo, combatendo o analfabetismo e o abandono da sala de aula. Além disso, também são atendidos os assistidos que residem e estudam em Brasília, mas precisam de reforço escolar. O local oferece 12 ambientes, como sala de aula, de web/leitura, de artesanato, de terapia, de vídeo, brinquedoteca, duas salas multiuso e banheiros. Os professores são disponibilizados pela Secretaria de Educação do DF para acompanhamento das atividades escolares. Todos os espaços são acessíveis a Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

  • + ESPAÇO RENASCER

    Atende crianças e jovens submetidos ao transplante de medula óssea (TMO) e aqueles que precisam de isolamento por necessidades clínicas. Ao todo, são seis apartamentos construídos na Casa de Apoio. As novas instalações seguem as exigências médicas que visam minimizar os riscos de contaminações e outras complicações. O Espaço Renascer também foi construído com recursos do McDia Feliz.

  • + ESPAÇO DA FAMÍLIA INSTITUTO RONALD MCDONALD

    O objetivo é oferecer um local confortável à família do paciente em trânsito, que aguarda por atendimento no HCB. O ambiente possibilita descanso e acomodação para os pacientes mais enfermos, realização de tarefas lúdicas, terapia ocupacional para os pais, além de recreação para crianças e adolescentes por faixa etária, como jogos, pintura, mini cinema e também classe hospitalar.

Porque confiar na Abrace?

Estatuto

ONG Organização Não-Governamental - é uma tradução de Non-governmental organizations (NGO), expressão muito difundida no Brasil e utilizada, de uma forma geral, para identificar tanto associações como fundações sem fins lucrativos.

Ao se criar uma ONG, uma das providências é elaborar um estatuto, um documento que traz um conjunto de regras sobre a constituição, o funcionamento e as obrigações da entidade.

A lei estabelece uma série de requisitos para a elaboração do estatuto das associações e das fundações, sob pena e serem considerados nulos. Mas, além dos requisitos da lei, é importante que, se for do interesse da entidade, o estatuto traga disposições sobre a qualificação como OSCIP ou OS, ou que possibilitem a entidade requerer os títulos de utilidade pública e o CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

Certidões

As entidades do Terceiro Setor podem requerer títulos que as concedam reconhecimento da idoneidade, isenção de tributos e outros benefícios, proporcionando, ainda, credibilidade, lisura e atração de investimentos.

Os títulos podem ser de natureza privada ou pública, como os certificados de utilidade pública federal, estadual e municipal (UPF, UPE, UPM), certificado de entidade beneficente de assistência social (CEBAS), entre outros.

Clique e confira as certidões obtidas por nossa instituição:

BALANÇOS E PARECERES DA AUDITORIA INDEPENDENTE

Aualmente a Abrace emite os seguintes relatórios:

  1. Balanço Patrimonial;
  2. Demonstração do Resultado do Exercício;
  3. Demonstrativo de Mutação do Patrimônio Líquido;
  4. Demonstrativo do Fluxo de caixa;
  5. Notas Explicativas.

As demonstrações contábeis são elaboradas e estão apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os pronunciamentos, as orientações e as interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, aplicáveis às entidades sem fins lucrativos.

Apesar do objetivo das ONGs não ser, diretamente, o lucro, os relatórios auxiliarão na gestão das entidades, os quais são auditados por Auditoria Independente

Abrace em Ação

A cada ano, a Abrace expande ainda mais sua atuação, oferecendo uma quantidade maior de atividades assistenciais.

Confira nossas estatísticas e verifique o que a solidariedade de Brasília nos ajudou a realizar em prol de nossas crianças.

Relatório de Atividades

A Abrace desenvolve ações, atividades e projetos - nos consultórios de atendimento social localizados na Sede da Instituição; na Casa de Apoio com atendimento social e de psicologia; e nas instituições Hospitalares: Hospital da Criança de Brasília, Hospital de Base ou em outro hospital em que o usuário esteja internado.

A Instituição não só tem atingido os seus objetivos como também ampliado a cada ano a meta de atendimento, tornando-se, portanto, imprescindível o estabelecimento de ações/projetos a serem desenvolvidos de acordo com a demanda, necessidades detectadas e os novos desafios.

BALANÇOS E PARECERES DA AUDITORIA INDEPENDENTE

O Conselho Fiscal é um órgão colegiado responsável pela fiscalização da administração da entidade, competindo-lhe, dentre outras funções estabelecidas no Estatuto da Entidade:

  • Opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da assembleia- geral;
  • Analisar periodicamente as demonstrações financeiras elaboradas pela associação; Examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;
  • Zelar pelo fiel cumprimento do presente Estatuto e das deliberações da Assembleia Geral.

Acompanhe a Abrace.

Não perca nossos eventos, materiais educativos e informações sobre a luta contra o câncer infantojuvenil. Inscreva-se para receber por e-mail.