35 anos de humanização na assistência

Abrace comemora 35 anos em uma celebração simples, mas cheia de emoção
Publicado dia 11/06/2021 às 17h25min

Há 35 anos, pais que tiveram seus filhos acometidos de câncer, se reuniram e com auxílio de médicos criaram a Associação Brasileira de Assistências as Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e homeopatias (Abrace), assim surgiu a Instituição que ajudou, junto com a comunidade médica, doadores e parceiros a diminuir o índice de morte do câncer infantojuvenil no Distrito Federal e em várias partes do país. Hoje, após estabelecer sede no Guará II, onde crianças e acompanhantes ficam hospedados na Casa de Apoio com cinco refeições diárias, assistência médica, psicologia, odontológica, translado e alimentação entre outras necessidades que a Instituição consegue oferecer com a ajuda de contribuintes mensais e parceiros, a Abrace só tem a agradecer a todos que colaboram com este trabalho.

Atualmente, a Instituição assiste 820 crianças, além de suas famílias com vários programas que ao longo de sua existência foram construídos. Como o Programa Moradia que realiza reformas nas casas dos assistidos, além de mobiliá-las para garantir a qualidade no tratamento.

Há também o programa odontológico que é oferecido graças à colaboração de voluntários dentistas que cuidam da saúde bucal das crianças quanto da família. Também há o Programa William que presta toda assistência necessária para as famílias na qual seus filhos encontram nos cuidados paliativos, além de outros programas que são realizados pela Abrace.

Ao longo de sua jornada e pretendendo ir mais além da assistência oferecida, a Instituição com a ajuda de vários parceiros e doadores, construiu o bloco I do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que hoje é referência em pediatria e no Sistema Único de Saúde o SUS em todo o país.

Hoje a Instituição consegue oferecer apoio humanizado em todo o tratamento da criança com câncer e hemopatias. A presidente da Abrace, Maria Angela Marini, explica: “A Abrace tem 35 anos de trabalho voluntário prestado a toda a comunidade. A caminhada é longa e os desafios são tantos, mas a solidariedade sempre falou mais alto. Fazendo um balanço sobre a trajetória da Abrace, enfatizo com satisfação, que a missão da assistência social às famílias de crianças e adolescentes com câncer e hemopatias está sendo muito bem cumprida. Com dedicação dando o apoio incondicional as necessidades das famílias na busca por melhores condições de tratamento para alcançar qualidade de vida e a cura do pequeno paciente. Com a ajuda e solidariedade da sociedade, a Abrace tem oferecido suporte para que todas as crianças assistidas recebam o tratamento moderno e eficaz, apoiados por um programa de atenção integral com apoio social, psicológico, material ofertados de forma abrangente pelo trabalho voluntário. ” Concluiu a presidente.

Celebração

A Instituição completou seu aniversário de 35 anos no dia 1 de maio de 2021. Com um bolo com a nova logo da Abrace, balões e um vídeo com a participação dos assistidos. A comemoração foi feita no estacionamento da Abrace, e mantidos todos os protocolos e cuidados de distanciamento, uso de máscara e potes com álcool em gel espalhados no local. Na ocasião foram soltos 35 balões pelos funcionários e diretores da Instituição.