Abrace celebra dois anos do Espaço da Família

Publicado dia 06/06/2019 às 15h00min

Quem vê o Espaço da Família localizado dentro do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) até esquece onde está. Aliás, esse é o objetivo. Criado pela Abrace com a ajuda do Instituto Ronald McDonald através da campanha do McDia Feliz, a área atende crianças e adolescentes e oportuniza humanização aos pacientes que estão em tratamento no HCB. No local há brinquedoteca, sala de cinema, computadores para jogos, sala de descanso, sala de beleza e atividades pedagógicas.

O local completou dois anos no dia 25 de maio e celebrado com a presença da presidente da Abrace, Maria Angela Marini, funcionários, voluntários e pacientes. Emocionada com tudo que é oferecido aos pacientes, Maria Angela esclarece a finalidade do lugar. “É lúdico, alegre e colorido. Dá oportunidade aos pacientes e as famílias de se distanciarem um pouquinho do clima hospitalar. “

O mesmo sentimento possui a Luciana Andrade da Silva, mãe do Natanael Andrade de 11 anos. Ela conta que o local oferece distração para o filho que tem Síndrome de Alport, doença degenerativa, por isso precisa de acompanhamento médico frequente. “A gente fica tão cansada de ficar no hospital o dia inteiro, acho excelente ter um lugar de descanso e de aconchego,” avalia Luciana.

A mãe de outra paciente, Ana Luiza de 16 anos, Cláudia Domingos, também usa constantemente o local. A filha possui problemas nos rins e na tiroide, ela realiza tratamento no HCB. A mãe considera o recinto admirável, “Dou nota 1000, além do atendimento que é ótimo,” enfatiza Cláudia.

Quem trabalha por lá descreve o sentimento que transpira no ambiente, como a psicóloga, Caroline Navroski. Ela diz que as crianças chegam a chorar na hora de ir embora. “O Espaço tira das crianças o foco da internação, consultas e dos exames, isso é muito bom, ajuda no tratamento e na recuperação,” conta Caroline.

Brincalhões e levando alegria por onde passam, dois integrantes do Doutores com Risos, os palhaços Frangolino e Rococó também prestigiaram a data. Eles ainda não conheciam o local e se encantaram com a estrutura. Para eles, o ambiente oferece acolhimento a todos que necessitam. “Aqui proporciona o aconchego do lar, mesmo estando distante. Diferente de uma recepção de hospital, você pode ficar e brincar. Muito melhor,” conta Gabriel Barreto que interpreta o personagem Frangolino.

Texto: Rosana Maria