Gestão HCB: Francisco Cláudio Duda toma posse como presidente do Icipe

Com um legado transparente e de avanços, Newton Carlos de Alarcão abriu o caminho para que a nova gestão possa prosseguir com a missão de promover assistência à saúde da criança e do adolescente através do HCBc

Publicado dia 01/09/2021 às 15h15min

A construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi um sonho idealizado pela Abrace e concretizado com o apoio e doações da comunidade e de parceiros. Com os recursos arrecadados, a Abrace realizou a construção do primeiro bloco da unidade, além da compra de equipamentos e móveis. Em 2003, o Governo do Distrito Federal concedeu a cessão de uso do terreno público e no ano seguinte, um convênio assinado entre a Abrace e a Secretaria de Saúde teve como objeto a construção do Hospital Pediátrico. Integrando essa trajetória, nasceu então em 2009 o Icipe – Instituto do Câncer Infantil e Especialidades Pediátricas para assumir a gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, inaugurado em novembro de 2011. Atualmente, dez anos depois, o hospital é modelo de gestão com diversos prêmios de reconhecimento nacional e internacional.

Gestão passada de voluntário para voluntário

Membro-fundador, voluntário no Conselho de Administração e presidente do Icipe entre maio de 2013 e maio de 2021, Newton Carlos de Alarcão passou a gestão do Instituto no último mês de junho para Francisco Cláudio Duda, e o vice-presidente Adezio de Almeida Lima. Com dedicação e competência contribuiu para o bom desempenho do serviço hospitalar de atendimento às crianças e adolescentes, pacientes do HCB. Newton é pai de uma ex-paciente que venceu o câncer, e junto a sua esposa Lysia Freire de Alarcão tornaram-se voluntários da Abrace em 1987 contribuindo significativamente com a Instituição até os dias atuais. Na atual diretoria da Abrace é um dos membros do Conselho Consultivo e no ICIPE é membro-eleito para o Conselho de Administração. 

Francisco Cláudio Duda atua como voluntário do ICIPE desde sua fundação, quando assumiu como membro do Conselho Fiscal. Em abril deste ano chegou a ocupar, interinamente, o cargo vago de Vice-Presidente e em maio foi eleito o Presidente do Instituto. Nascido em Brasília, casado, pai de três filhos, Duda, como é conhecido, é graduado em Matemática, com pós-graduação em Economia e MBA Executivo em Gestão Financeira, além de especialização em Bank Management pela University of Texas at Austin (EUA). Possui uma longa e brilhante carreira profissional na área financeira. Especialista, atuou por quase 30 anos como executivo no mercado financeiro e de capitais, e como conselheiro de administração e fiscal em diversas empresas no Brasil e no exterior.

Adezio de Almeida Lima, nascido em São José do Calçado (ES) foi eleito para ocupar a Vice-Presidência do ICIPE. Ele é graduado em Ciências Econômicas, com MBA em administração financeira. Formou uma sólida carreira no Banco do Brasil onde ocupou vários cargos de elevada importância. Adezio é atuante voluntário desde a fundação do ICIPE, quando assumiu como membro do Conselho Fiscal, com Duda. 

“A transição da Presidência do ICIPE acontece de voluntário para voluntário. Newton Alarcão, engenheiro, assumiu a gestão do ICIPE em 2013, onde dedicou-se por oito anos à Presidência voluntária imprimindo sua experiência empresarial na capacidade organizacional e de planejamento do Hospital. Foi sempre presente em todas as etapas da construção e do sonho da Abrace, tornando-o realidade. Enfrentou grandes desafios nesse período inicial de funcionamento do HCB sempre acreditando no projeto para o público infanto-juvenil”, destaca Maria Angela Marini, presidente da Abrace.

A relação entre Abrace, Icipe e HCB é a consolidação de um trabalho árduo e gratificante cuja trajetória ao longo dos anos representa o anseio de Brasília por um serviço de assistência à saúde, com qualidade e respeito ao pequeno paciente, que são as crianças em tratamento de Câncer e outras especialidades em um hospital planejado e construído para a criança. O Hospital da Criança de Brasília José Alencar atualmente pertence à rede pública de saúde do GDF, oferecendo atendimento gratuito mantido com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a gestão compartilhada pela SES-DF e o Icipe, organização social de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos. Segundo dados do próprio HCB, até maio de 2021 foram realizados mais de 4 milhões e 787 mil atendimentos (4.787.0014), com destaque para mais de 2 milhões e 932 mil exames laboratoriais e 681 mil consultas.

“A partir de maio, o ICIPE passou a ter na presidência o voluntário Francisco Cláudio Duda, Brasiliense nato que traz em sua bagagem profissional grande experiência na área econômica. A Abrace parabeniza aos amigos: Newton Carlos de Alarcão, Francisco Cláudio Duda e Adezio de Almeida Lima, e agradece-lhes por conduzirem a gestão do Icipe com competência e dedicação”, completa a presidente da Abrace.

Reportagem: Mariana Camargo