Palmas para a vida e um pedido ao soprar à velinha

Todo mês a Abrace tem como regra celebrar mais um ano na vida de todos os assistidos que passam pela Casa de Apoio

Publicado dia 10/12/2018 às 11h00min

Desde o surgimento da Casa de Apoio da Abrace, que hospeda crianças e adolescentes de fora do Distrito Federal que buscam tratamento contra o câncer ou hemopatias em Brasília, a comemoração dos aniversários dos assistidos é sagrada. De janeiro a novembro de 2018, foram festejados 10 aniversários. Se a criança estiver vivendo no local enquanto comemora mais um ano, a equipe da Abrace se junta para que a data seja comemorada.

A iniciativa partiu da Coordenação da Casa de Apoio para poder trazer mais alegria e distração para as crianças, mostrar que a Abrace lembra de cada uma delas. Em outubro deste ano, uma ajuda especial chegou para complementar a alegria das comemorações. Vitória Mendes Lopes, 21 anos, é voluntária da Abrace há 6 anos e sentiu no coração a enorme vontade de tornar o dia desses pequenos mais marcante. Com doações de amigos, familiares e do namorado, Vitória consegue bolos, salgados e decoração para produzir cada festa de acordo com o tema do gosto do aniversariante. Os mais pedidos são time de futebol e super-herói.

A celebração da vida e as gargalhadas enchem o refeitório da Casa de Apoio a cada aniversário organizado, sempre feito com carinho. Os pequenos convidam todos os amigos que estão por perto para brincar e aproveitar esse momento que sempre fica gravado na memória de Vitória. “Só de ver os sorrisos no rosto de cada um me traz a sensação de dever comprido. Devemos lembrar que essas crianças também precisam de afeto, por isso depois das festinhas sempre volto para casa muito emocionada”, revela.

Uma sala toda decorada de preto e vermelho, com doces, salgados, cantoria e sorrisos, foi assim a festa com temática do Flamengo, time do coração do João Paulo Paxeco dos Santos, que completou 16 anos no dia 02 de novembro. Ele veio de Taboca do Brejo Velho, na Bahia, para fazer o tratamento no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB). Sua chegada na Casa de Apoio foi em julho deste ano.

Vitória organizou a festa de aniversário, em cima da hora as encomendas não estavam prontas, mas a voluntária não desanimou e colocou a mão na massa. Ela mesma fez o bolo, os doces e os cupcakes. Apesar dos contratempos, tudo saiu perfeito. “Eu não gosto muito de aniversários, mas desse eu gostei, foi legal e teve muita coisa”, relata, timidamente, João Paulo.

Texto: Bárbara Aparecida