Aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que podem chegar a 80%. Este é o objetivo do Instituto Ronald McDonald, vencedor do Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil nas edições de 2017, 2018, 2019 e 2020, do Instituto Doar.
Há mais de 22 anos, o Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos, atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e incentiva a adesão a protocolos clínicos, além de promover a disseminação de conhecimento sobre a causa.
O Instituto faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países. No Brasil, a ONG coordena os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. Há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. Para desenvolver e manter seus programas, o instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas.