Voluntário dedica sua paixão pela terra em prol da horta orgânica da Abrace pela causa do câncer
Administrada pelo Instituto Arapoti e voluntários, a horta orgânica da Abrace faz parte de mais uma assistência oferecida e orgulho da Instituição. Tendo o mais fiel e dedicado, José Dias da Silva, conhecido como Américo e também apelidado de Santa Claus, devido a sua barba vultuosa que faz lembrar o Papai Noel, mas diferente dessa celebridade que só aparece no final do ano, seu Américo é dedicado o ano inteiro, vem vários dias durante o mês para cuidar da sua paixão, a horta. Aos 67 anos e parte deles dedicado a agricultura, inclusive fora do país, morou 16 anos nos EUA, por isso recebeu o apelido de Américo, passa seus dias pensando em como melhorar o espaço.
Sua nova dedicação, além das verduras, são as frutas plantadas pelo espaço da horta, como: maracujá, limão, mamão e o xodó; a banana, que ele exibe orgulhosamente. Mas além das frutas, José mostra as primeiras aparições das plantas medicinas desabrochando no espaço reservado para elas.
Quando você pergunta o porquê de tanta dedicação o motivo é simples: “porque eu gosto de trabalhar e gosto de horta”, responde feliz mostrando tudo que plantou. Sobre o trabalho voluntario ele completa: “ Eu amo! Faço para contribuir com alguém e ajudar as famílias. ”
Seu José, saiu dos EUA, trabalhou no Zoológico de Brasília onde conheceu o biólogo e horticultor urbano e educador ambiental, Wesley Batista da Silva, funcionário do Instituto Arapoti, hoje, se tornou o voluntário mais assíduo da Abrace.
Texto: Rosana Maria
Foto: Rosana Maria