Março é um mês que reconhece a força das mulheres, destacando a defesa pelos direitos. E a Abrace dedicou uma semana inteira, em alusão ao 8 de março, para homenagear esse público que está presente desde a gestão da Instituição, passando pela atuação de tantas profissionais e ainda na missão de cuidar dos filhos em tratamento com tanta dedicação e amor. Com a campanha “Mulheres que movem o mundo”, a Abrace promoveu diversas iniciativas de autocuidado e acolhimento com apoio de parceiros e voluntários.
As mães e assistidas hospedadas na Casa de Apoio e no Espaço da Família puderam, por alguns dias, se distrair do momento desafiador de tratamento, com uma programação diversa que contou com dia da beleza com cabeleireira, manicures, momento skincare, passeio pelo pontão do Lago Norte com sorvete, lanche com pizza na Casa de Apoio, passeio turístico por Brasília e massagem.
Cintia Alves, mãe de Natasha, de quatro anos, ficou hospedada por 10 meses na Abrace para acompanhar o tratamento da filha. Recentemente ambas retornaram para a casa em Trindade, Goiás e agora elas seguem visitando a Abrace apenas para consultas de monitoramento do tratamento. Em uma dessas visitas participaram da semana de programação voltada para a mulher. Cintia tem um salão de beleza em sua cidade, mas explicou que foi muito especial ser cuidada dessa vez. “Eu vim para uma consulta da minha filha e acabei participando. Estou muito feliz, sou cabeleireira, tenho meu salão, mas não tenho tempo de ir no salão. Então estar alí sentada sendo cuidada foi maravilhoso, eu amei”, destacou.
Maria Angela Marini, presidente da Abrace participou de uma das ações, que contou com músicos do grupo de voluntários Sinfonia da Saúde, além de lanches doados pelo parceiro do Pizza Cesar. Ela relembrou a importância de ter um respiro no tratamento, citando uma mensagem de força e valorização às mães e mulheres que cuidam de seus filhos e muitas vezes abdicam tanto para acompanhar o tratamento.
Cuidando de quem cuida
Integraram a ação parceiros da rede Helio Diff, Studio Laís Costa, Instituto Atmo Danai, Ieuri Melânia, a guia turística Paula Funchal, Stonia Ice, Pizza Cesar, e Água Orgânica, além de voluntários diversos que atuaram tanto na Casa de Apoio quanto no Espaço da Família, localizado no Hospital da Criança de Brasília José Alencar.
Para realizar essa programação vasta, diversas voluntárias integraram as ações. Entre elas a Mari Cris Vital, que atua no parceiro Helio Diff há 26 anos e participou fazendo manicure nas mães dos assistidos. “ Para mim, estar aqui me traz o sentimento de gratidão. Gratidão por eu ter vida, saúde e poder estar me doando para essas pessoas que são fortes, essas mães que são guerreiras e iluminadas. Espero que tenha várias vezes, e que eu possa estar junto com vocês”, destacou.
Outra voluntária que desde 2015 doa suas habilidades e tempo, é a Rosane F. Silva, que começou como contadora de história, também deu aulas de reforço e atualmente voluntaria como fotógrafa em diversas ações. Ela fez parte da Semana da Mulher Abrace tirando fotos lindas das mães e seus filhos, depois de um dia de cuidados e atenção. “Me sinto muito feliz, orgulhosa, porque é uma satisfação muito grande poder vir aqui e fazer uma coisa tão pequena, mas que faz com que essas mulheres se sintam felizes e amadas nesse momento muito difícil”, acrescentou.
Dora Dinato, voluntária do Sinfonia da Saúde desde o início de 2022, lembrou que prefere celebrar o Dia da Mulher trabalhando com o que ama fazer. “Nós que somos mulheres de luta, sou mãe, professora aposentada, tive uma mãe guerreira maravilhosa, nós sempre queremos comemorar no trabalho e no servir ao próximo, porque cada vez que cantamos para as pessoas, na verdade somos servidos com tanta alegria que recebemos”, acrescentou Dora.
Ieuri Melânia, que veio como cabeleireira arrumar as mães da Abrace, lembrou que esses cuidados fazem toda a diferença na autoestima. “É sempre maravilhoso, achamos que estamos ajudando, e na verdade é mais para nós do que para eles. Sempre saímos com muita gratidão, e elas ficam se sentindo cuidadas. Pequenos cuidados já fazem uma diferença muito grande na vida delas e ficamos felizes de ver”, concluiu.
Confira nas redes sociais da Abrace como foi a programação, em um vídeo especial produzido pela Abrace.
Texto: Mariana Camargo
Fotografia: Rosane Francisca da Silva