A iniciativa que é capaz de mudar o final de muitas histórias, é lançada no Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

Um dia importante na Abrace é 15 de fevereiro, Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. Criada em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), a data simboliza uma campanha global para conscientizar sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias.

Pensando nisso, a Abrace criou a campanha Planeta Esperança, que emociona, engaja e convida mais pessoas a fazer parte de uma jornada capaz de mudar o final de muitas histórias, tornando a vida de crianças e adolescentes mais leve, cheia de cuidado e possibilidades.

E se existisse um lugar onde o câncer infantil não fosse uma realidade? Duas crianças partirão em busca desse mundo, e em breve, cada um vai embarcar nessa jornada com elas. O projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais da Abrace.

Sobre o câncer infantojuvenil

O primeiro passo para vencer a batalha contra o câncer é a informação.

Não existe só um câncer infantojuvenil. Esse terno, na verdade, corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, e que pode ocorrer em qualquer lugar do organismo.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são os linfomas (sistema linfático), os do sistema nervoso central e as leucemias. Na maior parte dos casos, não é possível definir por que uma criança desenvolve um tumor. O que se sabe é que, em geral, as crianças não herdam nem nascem com câncer.

Sim. Apesar de ser raro em crianças, corresponde a 2% das causas das doenças na infância e a 10% das causas de morte, sendo a segunda causa de mortalidade em crianças até 15 anos.

Sim, e é cada vez mais. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Projeto Diagnóstico Precoce

O Projeto Diagnóstico Precoce, realizado pela Abrace em parceria com o Instituto Ronald McDonald, capacita gratuitamente estudantes e profissionais da saúde para reconhecer os primeiros sinais do câncer infantojuvenil.

Com aulas ministradas por médicos referência do Hospital da Criança de Brasília, o projeto reforça a importância do diagnóstico precoce, garantindo mais chances de tratamento e cura para muitas crianças.

Instagram: Abraceoficial

Facebook: Abrace Brasília