Mais uma mãe do curso da Abrarte consegue a carteirinha de artesã
Francisca Alves de 32 anos, se orgulha da sua mais nova aquisição, a carteira de artesã profissional. Conquista que veio por meio de sua participação nas aulas do Abrarte, projeto oferecido pela Abrace – Associação Brasileira de Assistências às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, para as mães que têm seus filhos em tratamento de câncer ou hemopatias. As aulas acontecem três vezes por semana no bloco pedagógico localizado na Abrace. O projeto tem o intuito de proporcionar uma fonte de renda e motivá-las ao empreendedorismo, além de capacitá-las, o Abrarte promove a interação social e o convívio com outras mulheres que estão passando por situações similares.
Francisca conta que conheceu o projeto através da assistente social da Abrace, Mônica Castro, e logo se encantou pelo bordado. Com a chegada da pandemia, o Abrarte parou, um momento complicado para ela que perdia o contato com outras mães, com isso manteve seu cerne apenas aos cuidados da filha, Cristina Alves de Macedo, de 7 anos, diagnosticada com retinoblastoma, mas ao reiniciar as aulas foi um renovo, esclarece: “Estar aqui me distrai, tira o foco da doença da Cristina, volto para casa mais aliviada. ”
Por enquanto, Francisca ainda não participou de nenhum evento sozinha, sempre esteve com as companheiras da Abrace, mas já visa uma atuação mais independente. Enquanto finaliza o seu curso no Abrarte, ela aconselha a outras mães que buscam uma fonte de renda enquanto cuidam dos seus filhos: “Tenham fé, porque o amanhã sempre podemos fazer diferente. ”
Texto: Rosana Maria
Foto: Rosana Maria