A campanha retomou o formato original após dois anos ocorrendo sem atividades presenciais em função da pandemia

O McDia Feliz é a maior campanha nacional pela luta contra o câncer infantojuvenil e neste ano ocorreu dia 27 de outubro, reunindo toda a rede McDonalds em todos os Estados brasileiros, beneficiando mais de 50 instituições e mais de 60 projetos ligados à oncologia pediátrica. Em Brasília, a instituição beneficiada há 30 anos, pela trajetória e trabalho de excelência, é a Abrace. A campanha contou com uma vasta programação e foi realizada com apoio de mais de 600 voluntários, além dos parceiros.

A abertura oficial ocorreu mais uma vez no restaurante da EQN 506/507, na Asa Norte, e contou com a presença da presidente da Abrace, Maria Angela Marini acompanhada dos diretores da instituição, além do diretor regional da BRA, Edwin Alejandro Reed Calvert, gerente regional do McDonalds Nelson Roberto Borraschi, representante dos franqueados da rede McDonalds em Brasília, Nadim Haddad, superintendente executiva do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), Valdenize Tiziani, diretora técnica e onco-hemtologista do HCB e membro do Conselho Técnico da Abrace, doutora Isis Magalhães, além dos voluntários o grupo Doutores com Riso e assistidos com suas famílias.

A presidente da Abrace destacou o sentimento de gratidão por vivenciar, após dois anos à distância, o retorno da campanha em formato integral e presencial. “É muita felicidade e é um prêmio para nós podermos estar aqui hoje juntos. É também um momento de agradecer a todos os voluntários e envolvidos que estão se dedicando há meses para que essa campanha alcance todo o sucesso que vem alcançando durante os 30 anos que participamos do McDia Feliz”, acrescentou Maria Angela Marini.

Mobilização pelo bem
Ao longo do dia, a campanha no Distrito Federal contou com programação para crianças em diversas unidades dos restaurantes, com apresentação do coral do Colégio Mackenzie na abertura da campanha; apresentação de grupo de Oficina de Música, com alunos estudantes da Escola de Música de Brasília, Clube do Choro e músicos da comunidade no Alameda Shopping; atuação do grupo Laços da alegria e do Ballet Garden no Pier 21; apresentações da Banda da Polícia Militar do Distrito Federal, apresentação com o rapper K2, e com o músico Levi Silva no Guará, e ainda pula-pula, pintura de rosto, balão mania e leitura infantil em diversas outras unidades do restaurante.

“Em meio ao cenário desafiador em que vivemos, tivemos mais uma vez um McDia Feliz mágico e muito solidário em prol das nossas crianças e adolescentes com câncer. Estamos muito felizes e satisfeitos com os resultados alcançados com o sábado mais especial do ano. Parabenizamos nossa grande rede de parceiros pelo apoio e por mais uma vez nos ajudarem em nossa missão” destaca Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonalds.

Este ano a campanha teve como foco a manutenção do Programa Acolhimento, primeiro contato dos assistidos e suas famílias com a Abrace através das assistentes sociais, que direcionam para o atendimento de demandas diversas como cestas básicas, medicação, exames, atendimento psicológico, entre outros. Um trabalho fundamental para garantir a qualidade de vida durante o tratamento.

Texto: Mariana Camargo
Fotos: Nelson Fleury (destaque), e acervo Abrace (outras)