A campanha é uma oportunidade para a comunidade brasiliense ajudar crianças com câncer assistidas pela Abrace.
Junto com um time de mais de 600 voluntários e parceiros, a Abrace fará a diferença no dia 26 de agosto. Trata-se do McDia Feliz, uma das principais campanhas de arrecadação do país para o combate ao câncer infantojuvenil.
No dia do evento, parte da venda do sanduíche Big Mac nos 30 restaurantes McDonald’s de Brasília será destinada para a Abrace, que há 37 anos oferece assistência para crianças e adolescentes com câncer e hemopatias. “A participação da comunidade apoiando há mais de 30 anos tem sido um diferencial no trabalho assistencial da instituição. Foram inúmeros projetos aprovados pelo Instituto Ronald McDonald, que permitiram a Abrace aprimorar o serviço de saúde no tratamento do câncer infantojuvenil em Brasília”, explica Maria Angela Marini, presidente da Abrace.
A renda obtida com a campanha deste ano será destinada para ações de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, capacitando estudantes de medicina ou enfermagem e profissionais que já atuam na área da saúde. Além disso, a campanha beneficiará crianças e adolescentes assistidos pela Abrace por meio do Programa Acolhimento.
O apoio da comunidade, a campanha transforma histórias como a do Leonardo, 13 anos. Ele é assistido pela Abrace desde 2012, quando foi diagnosticado com Leucemia. “Sou muito grata por toda essa dedicação para com nossas crianças. Diante de tanto sofrimento, um pouco de alívio. Como mãe que esteve por muitos anos em tratamento com meu filho, posso dizer com todas as palavras: é muito difícil, mas com a graça de Deus tudo passa”, conta a mãe do menino, Valéria de Fátima do Nascimento.
Quando se trata de solidariedade, é possível ver algo histórico: uma profissional da nutrição indicando o consumo do famoso sanduíche. Júlia Laura é nutricionista funcional e voluntária da Abrace e já garantiu os tickets para toda família:
“Como nutricionista eu não sugiro o consumo de alimentos ultraprocessados de forma rotineira, mas eu acredito que o McDia Feliz é muito mais que o consumo de um Big Mac. É uma forma de ajudar diversas instituições que auxiliam a sociedade, tal como a Abrace, e ainda de quebra comer um lanche com os amigos e família. Então a nutri vai liberar esse dia. Até porque, para quem tem uma rotina saudável, uma refeição livre não vai abalar”, explica Júlia.
Confira a programação especial para o dia da campanha, 26 de agosto:
506 Norte
10h – Show do Palhaço Psiu, apresentação de Animais Adestrados e participação dos modelos (Barbie, Barbie Presidente, Olaf e CIA para interagir com as crianças
10h30 – Maquiagem (Tudo Delas Makeup)
11h – Abertura Oficial, com apresentação da violinista Laís Reis e do saxofonista Rhuan Borges
12h – Coral (Escola Mackenzie)
13h – Oficina de Recreação / Bolhas de Sabão Gigantes
14h – Oficina de Slime
15h – Patinação
16h – Apresentação Escola de Balé
17h – Show de Encerramento com o Mágico Bruno
Boulevard Shopping
12h e 14h – Contadores de história
15h – Doutores com riso
16h – Pintura de rosto
18h – Desenho e pintura
Pier 21
12h às 14h – Doutores com Riso
14h – Ballet (Cia de Dança Maritza Vieira)
14h30 – Ballet (Na Pontinha do Pé)
15h às 17h – Balão mania e pintura de rosto
15h às 18h – Super heróis (Laços de Alegria)
Pátio Brasil
Desenhos de cera e lápis
Cabelo e unha
Pintura de rosto
Maquiagem
Apresentação musical
Taguatinga Shopping
Desenhos de cera e lápis
Cabelo e unha
Pintura de rosto
Maquiagem
Apresentação musical com grupo de violão
12h e 14h – Doutores com Riso
Alameda Shopping
9h às 10h – Sinfonia da Saúde
10h30 – Eliezer Lobo
13h30 às 15h30 – Troop (duo)
15h30 às 17h – Simpa Trio
Shopping Iguatemi
Desenho de cera e lápis
Guará
Contação de histórias
Tio Barba Azul
Pintura de rosto
Luiz (Agência CosAndMaker)
Werry Rodrigues (Produtora Audiovisual Bandas de Rock)
Meliza Mendes (Studio Bandas)
Cely Ribeiro e sua Banda
Terraço Shopping
Pintura de rosto com participação de voluntários fantasiados
Sobre o McDia Feliz
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e bem-estar para crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, cerca de R$375 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz. Em Brasília, a Abrace é uma das instituições apoiadas pela campanha, que chega em sua 34ª edição.
Sobre a Abrace
Em 1986, um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam passando pelas mesmas dificuldades. Assim nasceu a Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, com foco em ajudar as famílias que, além da doença, enfrentavam condições socioeconômicas que agravavam ainda mais esse momento tão delicado.
A instituição oferece subsídios necessários, como alojamentos na Casa de Apoio para crianças que não residem no DF e pequenas reformas na casa das que moram na cidade, mas vivem em condições precárias que colocam em risco a saúde do paciente. A instituição também fornece alimentação, medicamentos, transporte, passagens aéreas, assistência odontológica, cestas básicas, atendimentos assistenciais e psicológicos, palestras sobre a doença e apoio logístico domiciliar para os pacientes em cuidados paliativos.
Uma das principais conquistas da Abrace junto com a comunidade foi contribuir para que o índice de cura no Distrito Federal aumentasse de 50% para 70% e reduzir o índice de abandono do tratamento de 28% para zero. Por meio de doações da sociedade e de empresas, a Abrace construiu o primeiro bloco Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que hoje integra a rede da Secretaria de Saúde do DF.