Abrace recebe selo de Instituição Sustentável no Prêmio Arapoti

Publicado dia 13/12/2021 às 14h00min

Você sabia que, além de ser um lugar de amor e solidariedade, a Abrace também é destaque em sustentabilidade? Por conta disso, no dia 10 de dezembro, a instituição participou da grande noite do “Oscar da Sustentabilidade”, o Prêmio Arapoti, que homenageou as melhores realizações da sustentabilidade de 2021 no Distrito Federal. “Hoje todos irão ver nessas telas enormes o quanto vocês agiram como gigantes. Tiveram coragem para mostrar para todos que é possível reduzir a quase zero os impactos ambientais de nós, seres humanos, aqui na terra”, disse a presidente do Instituto Arapoti, Dái Ribeiro, na abertura do evento.

Durante a cerimônia, a Abrace recebeu o Selo de Instituição Sustentável nas 5 categorias: água, resíduos, efluentes, energia solar e qualidade de vida. “Estamos aqui para agradecer a comunidade, aos parceiros, principalmente ao Instituto Arapoti. Ofereço esse prêmio às crianças e às famílias das crianças em tratamento de câncer e hemopatias”, ressaltou a presidente da Abrace, Maria Angela Marini.

A premiação é resultado do esforço coletivo, envolvendo funcionários e projetos que visam a assistência de crianças e adolescentes, mas também o meio ambiente, como reciclagem de resíduos secos, reaproveitamento de orgânicos para compostagem, utilização de aterro sanitário para os rejeitos e captação da água da chuva.

A Abrace também conta com placas fotovoltaicas, adquiridas graças à participação da comunidade na campanha McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald. Elas produzem mais de 80% da energia consumida na instituição, gerando uma redução de custos mensal de cerca de 90%, que se reverte para a assistência para as famílias assistidas. 

Além disso, a instituição também possui um sistema de captação de água da chuva para irrigação e, graças ao apoio da Fundação Banco do Brasil, uma horta orgânica, evitando o consumo de agrotóxico. “Nós estamos plantando o futuro junto com o Instituto Arapoti. Somos muito gratos a esse trabalho e acreditamos que o que foi plantado ali, todo esse aprendizado, ficará para sempre”, destacou Maria Angela.