Programa Encontro fez alusão ao mês da mulher e Café com os Contribuintes ficou mais de três anos suspenso em função da pandemia
Após longos três anos de cautela, o Café com os Contribuintes foi retomado em março de 2023, reunindo doadores para conhecer de perto a causa que apoiam. O momento foi importante para reunir e apresentar a Abrace para aqueles que apoiam ou desejam apoiar a causa, e ocorreu simultaneamente ao Programa Encontro, atividade que proporciona informação, interação e acolhimento para as famílias assistidas.
Ângela Maria Fábio Peçanha conheceu a Abrace pesquisando sobre o tema, e se tornou doadora da Instituição. Em 2017 ela descobriu um câncer e atualmente segue em acompanhamento. Conhecendo os dois lados da causa, ela se emocionou com o trabalho realizado pela Instituição. “A partir daquele momento que eu comecei a conviver, a ver também crianças fazendo radioterapia, quimioterapia, aquilo foi me abalando e ao mesmo tempo eu ficava admirada em ver aquelas crianças com aquele sofrimento todo, brincando, rindo e correndo. Um pouquinho que pudermos ajudar, faz bem para nós principalmente. Estou muito feliz por estar aqui e estou muito emocionada. Aqui é fantástico. As pessoas se doam mesmo”, acrescentou Ângela.
Emoção e solidariedade
Dentre as histórias emocionantes, Helane Cristina se destacou no Programa Encontro. Ela participou como voluntária realizando corte de cabelo nas assistidas, mas ela conhece a Abrace há muitos anos. Sua filha Isabele enfrentou um câncer e deixou para a mãe um legado de força e de carinho pela Abrace. Ela conta que chegou pela dor, e hoje atua como voluntária, doando o cuidado que já recebeu.
“Quando cheguei, estava em um momento muito vulnerável e fui muito bem acolhida. A família foi assistida por completo e fui muito surpreendida com o trabalho que a Abrace faz, que é desde o cuidado da medicação, do serviço social, de ajudar nas necessidades que a gente se depara em um momento que estamos com a criança doente, e além do psicológico que vocês ajudam. Abrace é amor”, contou Helane.
O momento emociona a quem participa, leva integração para as famílias assistidas, empoderando-as com informação, e também une colaboradores, voluntários, diretores e equipe de gestão. O tema deste primeiro Programa Encontro de 2023 foi “Multiplicidade de papéis da mulher”, e contou com a palestrante voluntária Mariza de Fátima Oliveira Rocha, técnica em enfermagem. “Trago a multiplicidade da mulher, a responsabilidade, fora a culpabilidade, retirar todas as coisas negativas e evidenciar a positiva. O objetivo aqui é alegrar o coração dessas pessoas. Obrigada pela oportunidade”, destacou a palestrante.
União pelo bem
É gratificante demais! É um momento de confraternização, de agradecimento para esses contribuintes. É um momento também de acolhimento porque passamos esse tempo todo sem poder nos encontrar. Então é um momento único e são projetos que a gente sempre gostou de realizar”, explica Lysia Freire de Alarcão, Diretora de Assistência Social e Hospitalar da Abrace.
A presidente da Abrace, Maria Angela Marini, guiou diversos contribuintes durante a programação, mostrando o trabalho realizado ao longo dos últimos 37 anos. “É muito gratificante podermos abrir as portas. A pandemia realmente nos limitou neste contato, tanto com as famílias como com o apoiador, e esse retorno trouxe para nós muita alegria, para o apoiador, contribuintes e as famílias muita satisfação por verem que a Abrace apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste período de afastamento, continuou com a sua atividade cumprindo a missão e o dever de cuidar”, concluiu a presidente da Abrace.
Texto e fotografia: Mariana Camargo