Abrace

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros, que reúne 17 objetivos e 169 metas para alcançar até 2030. A agenda inclui ações mundiais para erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, entre outros temas. Saiba mais em https://odsbrasil.gov.br/

ODS1

A Abrace constrói seu propósito visando sempre o bem-estar e a assistência de crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, mas também alinha seus projetos e ações com uma visão mais ampla de desenvolvimento nacional. O primeiro objetivo é acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Uma meta grande, que requer atuação e dedicação de todos: governo, sociedade civil e entidades sociais. Como uma organização não-governamental, a Abrace atua implementando ações e medidas para garantir melhores condições de proteção social adequadas a um público vulnerável e que enfrenta doenças como câncer e hemopatias. Assim, juntos fazemos um futuro mais sustentável, justo e igualitário em condições.

ODS2

A Abrace atua de formas diversas para garantir melhores condições de tratamento a crianças e adolescentes com câncer e hemopatias. Uma das formas é através de projetos como o realizado em 2019 com a Fundação Banco do Brasil, que incentivou o desenvolvimento da horta sustentável de orgânicos na sede da Abrace, direcionando alimentos para as famílias assistidas e para quem está hospedado na Casa de Apoio durante o tratamento. Assim contribuímos no combate à fome através de uma agricultura sustentável, com segurança alimentar e melhoria da nutrição. Essa atuação também é alinhada com o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que faz parte de uma agenda mundial que engloba 169 metas em 17 objetivos até 2030. 

ODS3

O terceiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável busca a qualidade de vida através da saúde e do bem-estar, meta diretamente ligada à missão e propósito da Abrace. Nos alinhamos a mais esse ODS, buscando atuar em doenças crônicas do sangue e câncer infantojuvenil, integrando ações que atuam no alerta precoce da doença, redução de riscos através da assistência oferecida, apoiando equipamentos relacionados à causa. Assim, trabalhando junto com os demais países, dentro desse grande objetivo, a Abrace contribui para a melhora das condições no tratamento, fortalecendo o combate à mortalidade infantil.

ODS4

Assegurar uma educação inclusive e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem é também uma das nossas preocupações. Muitos pacientes em luta contra o câncer e hemopatias acabam abandonando a escola durante o tratamento, seja por causa das dificuldades em conciliar ambos, ou pela necessidade de ir para outros estados e cidades para conseguir atendimento adequado. É fundamental a promoção da educação para o desenvolvimento e oportunidades dos indivíduos. Por isso a Abrace atuou por cerca de 2 anos, com o Bloco Pedagógico na sede da instituição, para que professores cedidos pela Secretaria de Educação do DF e voluntários pudessem realizar o acompanhamento das atividades escolares dos assistidos, bem como aulas de reforço durante o tratamento. Construído com recursos do McDia Feliz, o espaço oferece 12 ambientes e é acessível a Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

ODS7

Reconhecendo a importância de proteger o meio ambiente, modernizando tecnologias e aumentando o uso de energias renováveis, a Abrace utiliza em sua estrutura na sede e Casa de Apoio placas fotovoltaicas, que produzem de 83% a 107% da energia consumida na instituição, gerando uma redução de custos mensal de cerca de 90%. Uma economia de cerca de 84 mil reais por ano que se reverte para a assistência a crianças e adolescentes com câncer e hemopatias. As placas integram ainda uma ação maior da Abrace dentro do programa Abrace Sustentável, que inclui reciclagem de resíduos secos, reaproveitamento de orgânicos para compostagem, utilização de aterro sanitário para os rejeitos, captação da água da chuva, efluentes, além de uma horta de alimentos orgânicos. 

ODS10

O ODS 10, que visa a redução das desigualdades, visa assegurar renda às populações mais pobreza, promovendo a inclusão social e política, com medidas institucionais e promoção de leis adequadas como parte do caminho para a redução dessas desigualdades. Dentro das metas, a que trabalhamos mais diretamente através do propósito da Abrace é a garantia da igualdade de oportunidades, promovendo a saúde e o bem-estar para famílias em vulnerabilidade e que estão enfrentando os desafios do tratamento de câncer e hemopatias.

Junto com o trabalho do Sistema Único de Saúde, sobretudo através do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, a instituição atua nos gargalos de deslocamento, alimentação, remédios e outros aspectos com apoio da equipe multidisciplinar de assistentes sociais e psicóloga. 

ODS16

Dentro desse objetivo, o foco é promover sociedades pacíficas e inclusivas, visando o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todos e construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas. A Abrace é uma organização não governamental que se mantém com a solidariedade e doação de contribuintes que acreditam na nossa causa. Juntos, conseguimos apoiar crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e hemopatias. 

Assim, somamos esforços com nosso trabalho para equalizar as condições dessas famílias vulneráveis, para que possam ter os meios de realizar o tratamento de forma adequada. Tudo realizado pensando na inclusão social. Fruto também desses esforços é o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que teve seu primeiro bloco construído com recursos arrecadados pela Abrace através de campanhas e eventos e com apoio de empresas parceiras e da comunidade. Assim, nos juntamos e somamos às ações governamentais e da sociedade civil em busca de justiça, condições igualitárias de direito, saúde e paz. Um trabalho feito a muitas mãos e com apoio da comunidade.

ODS17

Implementar ações para um futuro melhor, exige uma ação conjunta e cooperada entre comunidade internacional incluindo os setores interessados e pessoas afetadas pela mudança. Esse objetivo propõe que o caminho para a agenda efetiva dos Objetivos passe pela coordenação e esforço de todos os países, com transferência de tecnologia, de dados e de capital humano, além de assistência ao desenvolvimento. A Abrace segue alinhada a esse princípio, sempre buscando caminhar junto com ações afirmativas como o os ODSs, além de realizar e incentivar parcerias para melhorar a assistência a crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, a exemplo de estudos já impulsionados pela Instituição, equipamentos de ponta comprados através de doações e campanhas e doados ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar, buscando sempre fortalecer sua atuação e propósito. 

Seja um Voluntário