Abrace

Sobre a Abrace

Abrace Sustentável

O projeto “Abrace Sustentável” promove saúde, bem-estar e sustentabilidade para as crianças e famílias assistidas atuando através de cinco eixos: resíduos, água, energia, efluentes e qualidade de vida. 

A instituição realiza a reciclagem de resíduos secos, reaproveitamento de resíduos orgânicos para compostagem, utilização de aterro sanitário para os rejeitos, captação da água da chuva, efluentes, além de uma horta de alimentos orgânicos, promovendo qualidade de vida, sustentabilidade, saúde e bem-estar para os assistidos pela instituição.

Placas fotovoltaicas

Uma das principais conquistas são as placas fotovoltaicas, que transformam energia solar em energia elétrica. As placas funcionam conectadas em um inversor solar que envia a energia do sol transformada em energia elétrica para um quadro de luz, possibilitado seu uso em equipamentos, lâmpadas e eletrodomésticos. O equipamento, que tem alto custo para instalação, só foi possível a partir de recursos do McDia Feliz de 2017. Atualmente os painéis produzem de 83% até 107% da energia consumida pela instituição, geram atualmente uma redução mensal de 90% nos custos, que se reverte para a assistência.

Horta Abrace

Outro destaque do projeto é a Horta Abrace. Implantada em 2019 em parceria com a Fundação Banco do Brasil, as colheitas semanais de folhagens e verduras orgânicas suprem as demandas da Casa de Apoio e também são destinadas às famílias apoiadas. A estrutura é formada por 17 canteiros, 12 composteiras em manilhas, 4 bancadas de germinação de sementes, uma estufa, além da Central de Resíduos. Em 2021 foram produzidas na horta quase 2 toneladas de alimentos orgânicos.

Seja um Voluntário