Abrace

Enxergando a vida com outros olhos

Letícia de Souza Viana tem apenas 11 anos e já mobilizou uma rede de solidariedade. Ela é assistida desde 2014, quando iniciou seu tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar para tratar um tipo de tumor cerebral chamado astrocitoma hipotalâmico.

Letícia enfrentou uma longa batalha não apenas no tratamento, mas na acessibilidade. Com deficiente visual, mesmo estudiosa e dedicada, a jovem teve dificuldades com materiais escolares adaptados e deslocamentos, problemas que poderiam ser amenizados com a aquisição de um óculos inteligente de tecnologia assistiva.

A Abrace então mobilizou sua rede de parceiros e com o apoio do Banco Mundial conseguiu realizar a aquisição desse equipamento especial de alto custo. Trata-se de um dispositivo, de cerca de R$ 17 mil, que é ativado por voz e ao ser anexado aos óculos pode ler textos de livros, telas, outras superfícies, além de reconhecer rostos. “É uma alegria imensa contribuir com o trabalho da Abrace.

Mônica Olegario, assistente social que identificou a demanda, destaca como o equipamento vai suprir dificuldades cotidianas e o quão gratificante foi participar desse processo. “Fui apenas o envelope, a mensagem que proporcionou essa conquista está na nossa constituição federal, na lei 13.146, que institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (artigo 8º) juntamente com a iniciativa da Abrace, que com o apoio do parceiro Banco Mundial foram os responsáveis pela efetivação desse atendimento”, destaca.

Letícia atualmente segue apenas em acompanhamento médico na área de oncologia e endocrinologia, e o óculos especial vai garantir mais qualidade de vida. “Nós estamos felizes de poder dar a ela essa oportunidade com essa doação, para que ela siga em frente, com passos firmes a longa caminhada que ela tem nessa vida”, destacou a presidente da Abrace, Maria Angela Marini, durante o evento de entrega do equipamento.

Veja como foi a entrega assistindo o vídeo:

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Uncategorized

Sonho de mar

Samantha tem 18 anos e vai conhecer o mar pela primeira vez. Ela enfrenta um câncer e está em cuidados paliativos com assistência da Abrace

Saiba mais »

Seja um Voluntário