Abrace

Sonho de mar

Samantha tem 18 anos e vai conhecer o mar pela primeira vez. Ela enfrenta um câncer e está em cuidados paliativos com assistência da Abrace

Samantha Natasha Ferreira era estudante e modelo em Brasília, quando teve sua vida transformada aos 16 anos pelo câncer. Ela descobriu em 2020 um tumor no ovário, e desde então se dedicou ao tratamento, passando por cirurgia de retirada de trompa e ovário, além de protocolos de quimioterapias e radioterapias. No ano passado fez um procedimento inovador chamado transplante autólogo em tandem (AHCT), quando recebeu suas próprias células-tronco em cirurgia delicada. Enquanto estava internada por cinco meses para o procedimento, a jovem passou a sonhar constantemente com o mar e o desejo de conhecê-lo.

“Toda vez que ía para a UTI e ficava internada, imaginava o mar porque me trazia paz. Era um momento em que eu tinha que ficar isolada por causa do transplante, e era o que me acalmava, pensar no mar, em respirar o ar da brisa do mar”, acrescenta Samantha.

Ela se tornou assistida da Abrace em novembro de 2020 e passou a integrar o Programa William de cuidados paliativos em maio deste ano, quando a doença passou a não responder aos tratamentos. Mas para além de sua condição, a jovem sonha, e nos inspira, enfrentando os desafios já tão grandes para sua idade.

Com apoio da família e do parceiro da Bancorbrás, Samantha realizou seu sonho em junho deste ano e viajou para Salvador, acompanhada pela mãe, Maria José Ferreira e pela irmã de 13 anos Katrina Nathasha Conceição. A família ficou quatro dias na cidade, com as despesas pagas pelo parceiro e do Hotel Vila Galé Marés, além do apoio da Abrace.

Realização

No início da viagem de quatro dias Samantha e sua mãe contou sobre as expectativas, e tiveram o momento registrado em um vídeo emocionante produzido com apoio dos voluntários Wiklan Brandão dos Santos e Yasmim de Alencar Brandão. “Muita emoção. Agradeço a todos que ajudaram. Estão realizando um sonho da Samantha, é um momento muito importante para ela”, acrescentou Maria José Ferreira.

Depois de finalmente conhecer o mar, Samantha destacou a sensação de felicidade e paz, mostrando a força da realização de um sonho. “Foi uma sensação muito boa, de paz de alívio. A abrace está comigo desde o início do meu tratamento, me dando todo tipo de suporte. Eles sempre estavam lá para me ajudar, para dar um apoio, seja com psicólogo, com assistente social, foram um pilar muito importante para mim, que sustentou eu e minha família. Sou muito grata e feliz por terem me proporcionado isso”, concluiu Samantha.

PW

O Programa William é uma das ações da Abrace, que atende 40 pacientes que estão fora das possibilidades de cura, oferecendo atendimento de assistentes sociais, transporte, alimentos, medicações, e demais suporte. A Abrace assiste atualmente 859 crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, contando com apoio da comunidade e parceiros, oferecendo acolhimento multidisciplinar, humanizado, realizando também sonhos e levando qualidade de vida para os pequenos pacientes em tratamento.

Texto: Mariana Camargo e Arisson Tavares

Imagens: Wiklan Brandão dos Santos e acervo Samantha

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Seja um Voluntário