A trigésima segunda participação da Abrace no McDia Feliz aconteceu com novidades e muita animação para as crianças da Instituição
Mais uma Campanha McDia Feliz chegou. Esta é a maior ação de solidariedade que acontece no Brasil e a Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias junto com o Instituto Ronald McDonald’s participaram aqui pelo Distrito Federal. Esta é a 36º edição e a Abrace está em parceria com o IRM seguindo na 32º campanha, que vem melhorando o índice de cura da doença no Centro Oeste, que hoje é 65%, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. A campanha tem como mote a compra do sanduiche mais famosa da rede de restaurantes McDonald’s, o BigMac por R$19 reais e este ano, teve como escopo a aprovação de três projetos: a manutenção do Espaço da Família; Projeto Escola Abrace – Aqui Você Aprende e o curso de capacitação Diagnóstico Precoce que visa instruir estudantes da área de saúde se atentarem para os sinais da doença. E este ano, além dos projetos aprovados, 1 real do valor do sanduiche foi destinado para Fundo Aliança pela Vida em apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul.
Por meio da Campanha, a Abrace construiu o Espaço da Família, os alojamentos para transplantados na Casa de Apoio, aquisição de equipamentos hospitalares e o mais importante; o HCB – Hospital da Criança de Brasília José Alencar, referência no SUS, Sistema Único de Saúde, além de outros projetos.
O presidente da Abrace, Alexandre Freire de Alarcão, conta sobre as conquistas desta ação que mobiliza toda a comunidade de Brasília em prol da luta contra o câncer infantojuvenil: “A Campanha do McDia Feliz é sempre um momento ímpar para a Abrace. Em anos anteriores, conseguimos realizar vários projetos e garantir a assistência oferecida para as famílias apoiadas pela Abrace. Além de várias conquistas já citadas, adquirimos equipamentos hospitalares, proporcionando um diagnóstico mais rápido e preciso. Sendo esse o maior objetivo, já que a luta contra o câncer infantil o tempo conta, por ser mais devastador em uma criança do que em um adulto. ”
Este ano, além dos souvenirs da Abrace, canetas, camisas e copos com a logo da Instituição, teve o lançamento dos Abraçadinhos e dos souvenirs estilizados com os novos
companheiros da alegria em prol da luta contra o câncer infantojuvenil, que foi um sucesso de venda.
O evento foi realizado no Restaurante do McDonald’s da 506 Norte cheio de animação, palhaços, pinturas e cosplay de heróis para animar a manhã das crianças da Abrace.
Textos e fotos: Rosana Maria