Sanduiche que faz bem

A campanha acontecerá no dia 21 de novembro e apoiará o Programa William, no acompanhamento intensivo de pacientes fora de possibilidade de cura terapêutica

Publicado dia 19/11/2020 às 14h25min

Todo o ano a Abrace participa da campanha do McDia Feliz. A ação chega a sua 32º edição e tem a finalidade de apoiar a luta contra o câncer infantojuvenil. O Instituto Nacional do Câncer, Inca estima que 8.460 brasileiros recebam anualmente o diagnóstico de câncer sendo a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos.

A presidente da Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, Maria Angela Marini, conta como essa ação tem dado esperança para várias famílias: “Com os resultados alavancados pela venda do sanduíche Big Mac, a Abrace pôde executar vários e excelentes projetos em prol da causa – Câncer Infantojuvenil. Em 2020, no dia 21 de novembro, vivenciaremos mais uma edição do McDia Feliz. Embora seja um ano bem diferente dos demais devido a pandemia e medidas emergenciais, como o isolamento social, a Abrace espera lograr ótimo resultado e conclama toda comunidade a participar de mais essa campanha comprando um sanduíche Big Mac.”

O objetivo da campanha deste ano é destinar parte da renda obtida com a venda do sanduíche, Big Mac, nos restaurantes McDonald’s do Distrito Federal e Entorno, para o Programa William, no acompanhamento intensivo de pacientes fora de possibilidade de cura terapêutica. O valor do sanduiche é apenas R$ 17, 00. 

Programa William

O programa leva esse nome em homenagem ao adolescente que após descobrir que o tratamento não estava mais respondendo passou pela fase de revolta, negação até a aceitação. William pediu para que nunca fosse esquecido, assim o programa foi batizado com o seu nome. Um dos objetivos do Programa William é a realização de sonhos desses assistidos que estão em tratamento paliativo e oferecer apoio psicológico a família e também recursos para proporcionar qualidade de vida e preparação para enfrentamento do processo de morte.

A Abrace

Há 34 anos, combatemos o câncer e conseguimos, junto com a população de Brasília, diminuir a desistência do tratamento de 28% para ZERO e também aumentou as chances de cura que antes eram 50% e agora chega a 70% dos casos diagnosticados. 

A Abrace realizou junto com a comunidade de Brasília a campanha em prol da construção do primeiro hospital pediátrico especializado em tratamento de câncer infantojuvenil na Capital Federal, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Campanhas como a do McDia Feliz 2020, transformam a vida de várias crianças que são pacientes aqui do DF e em todo o país, o motivo é que várias famílias migram o tratamento dos seus filhos das cidades onde residem para receberem atendimento aqui, no HCB, que é referência no Sistema Único de Saúde (SUS), e assim alcançam qualidade terapêutica.

Texto: Rosana Maria