Programa Encontro explora a inteligência emocional

Última edição do ano foi pensada para que os familiares saibam lidar com a realidade emocional que enfrentam diariamente

Publicado dia 28/11/2018 às 13h00min

“A forma que você pensa é o que vai dar tempero a sua vida”. Foi com essa frase que o coach em inteligência emocional Cristiano Costa deu início ao último Programa Encontro do ano de 2018. O evento tem como objetivo integrar, esclarecer e amenizar a preocupação que as famílias dos assistidos venham a ter sobre a doença. O tema abordado foi Inteligência Emocional como Ferramenta para a Qualidade de Vida.

O palestrante deu muita importância ao modo que as pessoas usam seus pensamentos. A positividade é o que há de melhor no modo de pensar. Ele alertou sobre a intoxicação emocional, que é quando a pessoa está presa à negatividade: “É um processo que tem crescido e afeta muito as crianças”, enfatizou. Ele ainda disse que o diálogo entre as famílias morre a cada dia.

Cristiano colocou que a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) aumenta a cada dia e gera vários sintomas físicos e emocionais, como depressão, taquicardia e ansiedade. Mas os pensamentos podem ser mudados. Ele lembrou que faz muito bem sentir boas emoções, pronunciar palavras positivas que incentivem a autoestima e investir em histórias de superação que leve a esperança.

Os familiares dos assistidos estavam bastante participativos e interessados no assunto. Selma Alves, mãe do assistido Pablo Alves, de 13 anos, diagnosticado com seocromocitoma adrenal era um exemplo. “A palestra estava ótima! Contribuiu muito comigo. Eu não perco um encontro. Venho sempre”, conta ela.